A pandemia causada pelo novo coronavírus influenciou no aumento de vendas online e novos empreendedores.
Por essa razão, quem já possui uma marca consolidada no mercado enfrenta alguns desafios para potencializar o número de vendas em tempos de crise. Para quem está começando a empreender online em meio a pandemia, é uma oportunidade para garantir renda extra e superar a crise. Contudo, é necessário estar preparado!
Acontece que muitas pessoas acreditam que para ganhar dinheiro basta investir em uma loja virtual e aguardar que os resultados apareçam.
Nada acontece se não houver dedicação, análise, e novas estratégias para alcançar o público interessado nos produtos ou serviços.
Uma empresa martelete demolidor, por exemplo, necessita investir para produzir produtos, além de estratégias para divulgar o produto e influenciar a decisão de compra do cliente.
Dito isto, para aumentar as vendas online é necessário começar pela análise dos erros que impedem suas vendas. Mas, isso não é o suficiente!
Continue a leitura e confira quatro dicas para potencializar os seus resultados a partir de hoje.
1. Entenda qual é necessidade do seu público
Entender qual é a dor do cliente e o que ele precisa é fundamental para potencializar suas vendas online.
Uma empresa que atua com automação predial e entende o que atende as necessidades dos potenciais clientes, torna a possibilidade de criar conteúdos que despertam o interesse e influenciam de modo natural a decisão de compra.
Isso acontece, pois o usuário que acessa a sua página na internet, compreende que a empresa tem a solução para os seus problemas, por isso, decide comprar.
Por isso, faça a pesquisa de mercado e defina a sua persona do seu negócio para aumentar as vendas online.
2. O marketing digital é indispensável
Outro fator importante para maximizar as vendas online, são as ferramentas do marketing digital.
Além dos conteúdos relevantes para o público, é importante atrair o maior número de tráfego para a página, que nada mais é do que os visitantes!
A técnica de SEO ( Search Engine Optimization), é ideal para otimizar o site e influenciar no posicionamento da marca.
Isso significa que, ao definir palavras chave, obter um layout responsivo, entre outros fatores que o algoritmo do Google reconhece para rankear, o seu negócio online pode ser encontrado no topo dos resultados nos mecanismo de busca. Isso é excelente para aumentar as vendas!
3. Ofereça atendimento e pós-venda eficiente
Há quem acredite que basta ter um negócio digital e ter sucesso nas vendas sem prestar um bom atendimento.
Você pode até investir em email marketing para notificar o abandono de carrinho. Por exemplo: um cliente acessa a página e visualiza um purgador de vapor, adiciona no carrinho de compras, mas não finaliza. Logo, ao notificar o usuário, iria influenciar a voltar no site para comprar o produto que demonstrou interesse.
Mas, caso o cliente procure pela sua empresa, o atendimento pode influenciar nas vendas. Afinal, o usuário pode buscar por opiniões e experiências de outros clientes, e se o serviço não for bem executado de modo que não valorize o consumidor, gerar experiência negativa e na reputação do seu negócio.
Quanto melhor for a experiência do consumidor, maior será a chance de vender mais!
4. Facilite a vendas online
Ter um site para vender seus produtos, mas não facilitar a navegação do usuário? Então, será impossível ter sucesso nas vendas online.
Por essa razão, facilita a compra do cliente. Isso não quer dizer que a sua empresa deve precificar os produtos com um valor menor em relação à concorrência, mas sim em gerar uma experiência positiva e evitar que saia da página e procure o concorrente.
Para isso, insira descrição dos produtos, imagens de qualidade, formas de pagamentos, prazo de entrega, entre outros.
Sem dúvida, ao colocar essas dicas em prática para conquistar excelentes resultados nas vendas online.
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.