Em tempos de crise as empresas que não potencializam o número de vendas ficam mais vulneráveis.
Com a pandemia gerada pelo novo coronavírus (covid-19), os negócios que possuem recursos financeiros limitados obter alto risco em sofrerem impactos e até mesmo ir à falência.
Devido às recomendações de medidas de isolamento social para conter a disseminação do vírus, muitos setores foram afetados em relação à paralisação de atividades por um período determinado.
Ou seja, os impactos ocorreram significativamente no setor de vendas. Logo, fidelizar os clientes é primordial, visto que influencia no aumento do faturamento da empresa e na lucratividade.
Uma empresa que atua com estrutura metálica para telhado, por exemplo, deve certificar-se de como continuar as vendas para o público voltado à construção e como investir no meio virtual para garantir atrair clientes e fidelizá-los para evitar os impactos gerados pela crise.
Continue a leitura e entenda as razões pelas quais é importante tornar o cliente fiel em tempos de crise!
Qual é a importância da fidelização dos clientes em meio a pandemia?
Não há como negar que o principal fator afetado em meio a pandemia da covid-19 foi em vendas.
Contudo, com o avanço da tecnologia os consumidores obtêm o hábito de comprar online. E, as empresas, assim como as de automação predial, precisam se adaptar para atender as necessidades do público e, consequentemente, vender!
Uma vez que o comportamento do consumidor muda, tendo a preferência de comprar com mais facilidade nos meios digitais, é imprescindível que as empresas busquem alternativas para oferecer alternativas para o público, ocasionando a satisfação e, dessa maneira, torná-lo fiel à marca.
Sendo assim, fidelizar clientes é de suma importância, visto que um cliente fiel que adquire os produtos ou serviços de qualidade, além de uma experiência positiva, tende a voltar a comprar na empresa por mais vezes e até mesmo fazer indicações.
Portanto, é possível considerar que há como se destacar em tempos de crise ao investir em estratégias de fidelização, a fim de gerar uma boa reputação da marca, aumentar o faturamento e lucrar. Ou seja, outras empresas que já estavam em situações vulneráveis e não apostam na fidelização em tempos de crise, não se destacam em meio à concorrência e podem fechar o negócio.
Como fidelizar clientes em tempos de crise?
Em tempos de crise, um consumidor fiel é valioso para as empresas. Afinal, os impactos no setor de vendas foi devido a necessidade do isolamento social em meio a pandemia da covid-19, pois muitos colaboradores tiveram redução de salário ou perderam o emprego.
Apesar de o cenário ainda ser negativo, as empresas podem obter bons resultados ao investir em boas estratégias nos meios digitais.
Isso porque com as finanças afetadas, os consumidores passam a ser mais exigentes e conservadores antes de comprar um produto ou serviço.
Nesse sentido, buscam por empresas referências no mercado, sejam itens básicos de higiene, purgador de vapor, entre outros. Isso inclui desde as opções de compras, atendimento, pós venda, qualidade do produto e prazo de entrega.
Logo, para tornar um cliente fiel em tempos de crise, não basta apenas divulgar os produtos nas redes sociais ou loja virtual.
É importante identificar quais são as necessidades dos clientes para criar conteúdos relevantes e que influenciam na decisão de compra. Os demais serviços que relacionam a experiência do cliente, como no atendimento, devem ser melhorados.
O atendimento via chat, email, ou nas demais plataformas das redes sociais, devem ser ágeis e precisos para ocasionar a fidelização. Uma dica importante, é não considerar um cliente apenas como número, por isso, ofereça bons serviços para valorizar o cliente e fazer com que se sinta especial para a sua marca!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os seus colegas nas redes sociais e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.