Muitas pessoas ainda estão começando a compreender o impacto que as ações de remarketing podem oferecer para um e-commerce. O aumento na taxa de conversão é um dos principais recursos que tem estimulado diversos empresários a adotar essa prática.
No entanto, para conseguir resultados efetivos com o retargeting, como também é conhecido, é preciso ter muita atenção ao segmentar suas campanhas. A personalização é importante para conseguir atingir o público certo para as ações.
Isso porque o remarketing depende de precisão para conseguir resultados de sucesso. Quanto mais você for específico nestes casos, maiores serão suas chances de conquistar resultados positivos.
Logo, um cliente que chega a um passo de comprar um adesivo de vinil, mas na hora acaba abandonando o carrinho, para chamá-lo de volta, a empresa pode fazer o uso do remarketing.
O remarketing é uma proposta que busca reconectar um cliente que já demonstrou interesse anteriormente em algum produto ou serviço que a companhia oferece.
Essa é uma das principais técnicas do e-commerce, principalmente pela facilidade de descobrir essa informação.
Basta uma olhada rápida em ferramentas de análise que você identifica que clientes deixaram seus carrinhos abandonados. Portanto, o mapeamento de dados é uma ferramenta essencial para o sucesso do remarketing.
Os cookies, ferramenta virtual que acumula informações de usuários, é uma utilização comum na maioria dos sites. Para isso, basta criar alguma forma de alertar o usuário dos cookies e um botão de aceitação para a ferramenta ser utilizada.
Isso porque, pelas novas leis, sobretudo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), os internautas têm direito a livre acesso de suas informações, e devem ser informados para acatar qualquer movimentação desse tipo.
A LGPD foi criada para defender o consumidor de práticas ilícitas de comercialização de dados pessoais e vazamentos de dados de empresas, e as multas podem chegar à faixa de milhões de reais.
Quando você oferece um adesivo decorativo de parede cozinha para um cliente que visitou seu site procurando esse tipo de produto, é importante que faça isso com todos os trâmites legais em ordem para melhor aproveitar a situação.
Logo, é primordial que você deixe sempre tudo bem claro para evitar algum problema. Com esse passo realizado, é mais fácil reunir as informações a respeito de um cliente que não tem um consumo exacerbado de dados.
Isso porque ele acaba escolhendo alguns produtos-chave de sua loja, com o interesse de comprar, mas por algum motivo acaba abandonando a compra.
Esse cliente que já colocou os itens no carrinho de compras normalmente é aquele que está mais interessado em consumir os produtos de sua loja, mas diversos fatores podem fazê-lo desistir do consumo.
Entretanto, um dos maiores é o desvio de atenção. A maioria das pessoas tem um limite curto de atenção, sobretudo quando falamos de conteúdo digital.
Estas pessoas estão interessadas em consumir informação, como saber mais sobre a funcionalidade de uma caixa display papelao, mas o excesso faz com que percam o foco.
Dessa maneira, um cliente pode acessar seu e-commerce e estar de fato interessado em comprar algo, mas acaba se interessando por outro site e perde o foco da compra, mudando seu caminho e deixando o carrinho abandonado.
Para estes casos, o remarketing é uma das principais estratégias de retorno, afinal, ele usa o algoritmo das ferramentas de publicidade para apresentar seus produtos nas propagandas desse outro site que o cliente foi visitar.
Isso gera a lembrança de que ele estava no meio de um processo, e o faz retornar a sua loja para terminar a compra.
Em outros casos, o cliente pode ter julgado não ser a melhor opção no momento de efetuar a compra.
Entretanto, com a ação de remarketing apresentando novamente o conteúdo para ele, pode fazê-lo compreender o quanto ele precisa desse determinado produto ou serviço de sua empresa entrega encomendas, e o faz consumi-lo.
Como utilizar o remarketing?
Ainda existe muita dúvida por parte dos empresários sobre como utilizar uma boa estratégia de remarketing. Isso porque as ações exigem muita atenção quanto à coleta de informações e o comportamento do consumidor, já que o ideal é instigá-lo a voltar.
Por isso, garanta que você tem seu público muito bem segmentado para conseguir realizar esse tipo de ação com sucesso financeiro. Para segmentá-los, o primeiro passo que você deve dar é entender o público-alvo.
Trata-se de um grupo de pessoas com gostos e padrões de consumo em comum, que tem como principal ligação o interesse em negociar com sua empresa. Dessa maneira, é possível criar uma base de contato para a maioria das ações de marketing.
Afinal, vender uma caixa de madeira quadrada acaba se tornando muito mais fácil quando você sabe com que tipo de cliente está lidando.
Entretanto, para conseguir acessar as ações de remarketing, é preciso ter um pouco mais de cuidado e atenção, portanto, o ideal é a utilização de uma persona, que trata-se da idealização de um cliente.
Trata-se de uma figura fictícia, da qual você utiliza todos os recursos coletados de diversos clientes para construir um padrão.
Para isso, não basta pensar em dados comuns como nome, endereço e idade. Você deve ir a fundo na criação da personagem, afetando elementos como:
- Desejos;
- Medos;
- Padrões de consumo;
- Gostos e hobbies.
Quanto mais detalhada for sua persona, melhores serão as respostas que ela oferecerá. Isso porque a persona é ideal para você testar suas técnicas de engajamento e marketing.
Ela dará respostas concretas sobre suas ações e o que você pode fazer para melhorar. Assim, suas vendas de camisa com logo bordado aumentarão exponencialmente.
Dicas para desenvolver uma campanha efetiva
Agora que você conhece as bases do remarketing, leve em conta alguns detalhes que podem fazer a diferença em sua campanha, sobretudo para conseguir aumentar as conversões.
Ao utilizar alguma ferramenta de remarketing, é comum que as plataformas criem listas para conseguir trabalhar melhor. Por esse motivo, é fundamental ter em mente a importância dessas listas nas ações.
1 – Crie listas de visitantes
O primeiro passo é inserir nas listas de remarketing todos os usuários que visitam seu site. Você pode fazer isso sem nenhum tipo de limitador, permitindo que todos os visitantes de sua página tenham a possibilidade de passar pelo remarketing.
Quando isso acontece, seus registros de visitação começam a ser gravados, para que você consiga identificar o tipo de produto que a pessoa está pensando em consumir, seja uma camisa gola polo personalizada ou um celular de última geração.
Então, esse tipo de ação é levado adiante quando as propagandas começam a apresentar esses produtos.
Dessa maneira, a empresa consegue explorar muito mais suas possibilidades de negociação, aproximando clientes que já haviam desistido da compra.
2 – Faça categorização
Um cliente pode ter interesse em um tipo específico de produto. Ainda que sua loja não possua uma variedade imediata de produtos, é possível categorizar seus consumidores em diferentes patamares.
Isso ajuda a determinar quais ações de remarketing serão mais interessantes. Isso se encaixa ainda mais com o conceito de sazonalidade, aproveitando datas e situações especiais para conseguir esse tipo de recurso.
Em vista disso, é importante identificar os detalhes que separam estes potenciais clientes para que a equipe de marketing saiba como agir nessa situação, criando ferramentas para a produção de material.
3 – Listagem de não convertidos
Os clientes que ainda não converteram nenhuma venda não devem ser deixados de lado, muito pelo contrário. É fundamental dar foco em compreender os motivos que levaram estes clientes a desistirem da ideia de negociar com sua empresa.
Pode ser valor, interesse, atendimento ou qualquer outro motivo. Quando começar a pensar em por qual motivo um cliente não converteu em vendas ainda, é capaz de entender quais são os pontos fracos da empresa, sobretudo em questões de conversão.
Essas pessoas serão o foco das ações de remarketing. A ferramenta funciona como uma espécie de tentativa de angariar novamente estas pessoas, uma vez que elas desistiram de continuar uma negociação com a marca.
4 – Teste anúncios diferentes
Não há um padrão quando falamos de remarketing. É possível criar uma série de modelos diferentes de anúncios, em sites, blogs e até mesmo redes sociais.
O tempo que os anúncios ficarão no ar depende exclusivamente de quanto tempo você julga útil para o ciclo de vendas. Uma loja de informatica notebook pode ficar um bom tempo no ar, uma vez que é um produto de valor mais elevado.
Isso significa que um item que precisa ser vendido mais rapidamente, como é o caso de um produto perecível, deve ser assimilado depressa, enquanto um item que tem mais tempo de utilização pode ter seu tempo estendido.
Considerações finais
O remarketing é uma estratégia que tem ganhado muita força, em grande parte pelo potencial que o mercado digital tem apresentado para as empresas. Isso faz com que as companhias desejam esse tipo de contato.
Portanto, é fundamental compreender os detalhes dessa técnica para conseguir explorar em sua totalidade os recursos de uma ação, que pode resultar na conversão de muitos clientes que já haviam desistido da compra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.