Um forno elétrico de embutir é composto por diversos acessórios, que irão garantir que ele atue com eficiência no preparo de alimentos. Embora um site não seja como o equipamento, ele também deve seguir alguns requisitos básicos para conseguir um bom posicionamento nas ferramentas de busca.
Estamos falando da implementação do SEO, sigla em inglês para referenciar a “otimização para mecanismos de busca”, que nada mais é do que um conjunto de estratégias colocadas em prática para um site se destacar organicamente no Google, DuckDuckGo, Bing, entre outras plataformas.
Só que não dá apenas para pensar nessas estratégias de um modo individual, focando só na parte programacional ou na de desenvolvimento. Isso porque os algoritmos costumam priorizar sites que sigam absolutamente todas as regras, ou seja, que podem garantir uma excelente experiência ao usuário.
Quer saber mais sobre o assunto e como colocar esses requisitos em prática? Continue acompanhando esse artigo e confira mais detalhes sobre os requisitos de SEO.
Desenvolvimento programacional
Para que uma pessoa possa plugar um aparelho na tomada e conseguir fazer ele funcionar ou até mesmo acender uma lâmpada por meio de um interruptor, é necessário que haja um projeto de sistema energizado no local, composto por conectores elétricos, fios e cabos, painel, etc.
Algo muito similar acontece quando pensamos em um site, visto que antes de conseguir programar os conteúdos, é essencial que uma série de fatores sejam checados. Por mais que a escolha da hospedagem não esteja associada diretamente com os requisitos de SEO, a sua definição pode causar muitos impactos na parte programacional.
Desse modo, o primeiro passo para otimizar um site com as técnicas começa antes mesmo de precisar colocá-las em prática, priorizando um estudo detalhado sobre as necessidades básicas da hospedagem e da plataforma que irá alocar a página. Depois disso, você pode começar a pensar diretamente no cumprimento das estratégias.
Dando um resumo básico sobre a parte programacional de uma página na web, vamos priorizar três características fundamentais: responsividade, velocidade e certificação SSL. Em síntese, a primeira refere-se à capacidade de uma página se ajustar a qualquer tamanho de tela, seja um computador, tablet, smartphone, etc.
Falando por si só, o segundo consiste no tempo de carregamento de uma página, que não deve ultrapassar dois segundos. O terceiro, mas não menos importante, diz respeito a um protocolo de segurança, que tem como função proteger a troca de informações confidenciais, como número de cartões, dados pessoais e endereços.
Desenvolvimento de conteúdos
O desenvolvimento programacional do SEO é indispensável para gerar uma boa experiência para o usuário. Contudo, não dá para esquecer que uma pessoa que busca informações não vai priorizar um site só porque ele oferece recursos básicos de navegação! É aí que entra a parte de desenvolvimento de conteúdos.
Para começar a otimizar as produções com as técnicas, você deverá fazer uma análise detalhada sobre o mercado, identificando as principais necessidades dele. Logo em seguida, você deverá prospectar suas estratégias, checando os hábitos de consumo do público-alvo e definindo palavras-chaves, que podem ser:
- Genéricas e abrangentes (short tails): locação, ração, televisão;
- Mais específicas e menos acirradas (middle tails): locação de tendas, ração para filhotes, televisão smart;
- De menor volume e alta chance de conversão (long tails): locação de tendas para eventos, ração para filhotes de cachorro, televisão smart 50 polegadas.
Com as palavras-chaves definidas, é o momento de começar a produzir os conteúdos. Colocando de um modo geral, eles precisam ser estruturados com títulos e subtítulos, possuir frases e parágrafos compactos, apresentar linkagens internas e externas e cumprir vários requisitos de legibilidade.
Por último, é necessário lembrar que as estratégias nunca acabam com a disponibilização das produções. Sendo assim, um projeto todo em SEO ainda vai envolver duas etapas pós-implementação: monitoramento e ajustes, assegurando que tudo o que foi desenvolvido está realmente funcionando.
Gostou do nosso post sobre como otimizar um site com técnicas de SEO? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.