Se uma pessoa tentar instalar conectores elétricos de baixa tensão em um sistema que trabalha em alta, provavelmente estará comprometendo a segurança de todos que circulam pelo local, aumentando as chances de curto-circuitos e choques elétricos. Por mais que o mundo corporativo não seja como o acessório, ele também pode causar muitos danos.
É aí que entra a necessidade de praticar a inteligência emocional no trabalho, que te ajudará a lidar com as pressões e estresses característicos das atividades empresariais, comerciais e industriais. Quer saber como fazer isso? Continue acompanhando esse artigo e confira duas dicas simples sobre o assunto!
Pratique o autoconhecimento
Antes de definir um projeto de forno elétrico de embutir, é importante que o solicitante entenda suas demandas e seu espaço, a fim de fazer uma aquisição assertiva. Na primeira dica para praticar a inteligência emocional no trabalho, o estudo também é fundamental, só que ele se baseia no seu próprio interior.
Ao praticar o autoconhecimento, você é capaz de identificar os seus pontos fortes e fracos, buscando alternativas para melhorar o que já está bom e consertar o que está ruim. Nessa etapa, você se torna capaz de compreender até mesmo as suas capacidades, habilidades e limitações, que irão auxiliar em outras partes do “investimento”.
Ainda sobre o assunto, ele é capaz de despertar mais confiança, fator que irá te deixar aproveitar as oportunidades sem medo, e uma dose certa de egocentrismo, que permitirá que você consiga mostrar o que sabe.
Além disso, lembre-se sempre de evitar ser seu próprio inimigo, afinal, a “auto sabotagem é você estar com a faca e o queijo nas mãos pra fazer as coisas darem certo e acabar dando o queijo para os ratos e enfiando a faca no próprio pescoço” (Clara Brant).
Não tenha medo de se expressar
A inteligência emocional no trabalho também está associada com a capacidade de se expressar sem medo. Para ficar mais fácil de compreender, pense que o seu chefe está planejando uma conferência ao ar livre e ignorou completamente a locação de tendas para eventos.
Mesmo que você tenha plena noção dos riscos que essa decisão pode causar, você optou por não dizer nada por ser o seu superior. Agora, imagine que no meio do evento começa uma garoa, fazendo com que 90% dos convidados fossem embora, fazendo com que a ideia fracassasse e a imagem da empresa ficasse manchada.
Se você tivesse feito a orientação dos problemas que poderiam acontecer pela falta da cobertura, poderia ter feito seu chefe identificar a necessidade do investimento e contribuído para o sucesso da conferência. Sem dúvidas, ele ficaria muito agradecido por você ter tido a coragem de se expressar.
Uma empresa que caminha rumo ao sucesso é aquela que entende que as boas ideias podem surgir de absolutamente qualquer pessoa, seja um gestor, líder ou colaborador. Assim, você não pode ter medo ou receio de apresentar seus conhecimentos. Não só isso, é nessa etapa que entra a necessidade de aprender a dizer “não”.
Para não perder o emprego ou mostrar serviço, algumas pessoas se sujeitam a situações excessivas de atuação, nas quais não sobra tempo nem para respirar. Claro, mostrar que está disposto a ajudar é excelente, mas não tente fazer mais do que seu limite, pois isso irá gerar consequências muito negativas tanto para o seu desempenho quanto para a sua saúde.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.