Se o marketing pudesse ser comparado com um produto, definitivamente seria com as tendas para eventos. Isso porque ambos podem ser divididos em categorias, com opções capazes de se ajustarem a diferentes necessidades.
Analogias à parte, uma empresa pode contar com uma série de estratégias tidas como “universais”, ou seja, que podem se adaptar a qualquer segmento de mercado. Quer conhecer alguns modelos famosos? Continue acompanhando esse artigo e saiba mais!
Endomarketing
Sempre que o assunto marketing entra em pauta, automaticamente as pessoas imaginam estratégias relacionadas à captação de clientes e ao fortalecimento de uma marca no mercado. Todavia, as estratégias não podem – nem devem! – ser limitadas ao ambiente externo, visto que tudo o que acontece dentro da empresa pode impactar fora.
Para garantir uma companhia otimizada e com altas chances de sucesso existe o endomarketing, que baseia-se em um conjunto de ações capazes de fazer com que um colaborador vista a camisa do time. Começando pela base da atuação, a categoria promove salários justos e comunicação interna aberta.
Desse modo, um colaborador tem a liberdade de falar livremente com as lideranças sobre os aspectos positivos e negativos da organização, buscando sempre por melhorias. Não só isso, o investimento garante que os colaboradores e equipes estejam alinhados, assegurando fluxos de trabalhos adequados.
Vale ressaltar que os benefícios do endomarketing não se limitam ao clima organizacional voltado apenas para o aumento da motivação e da produtividade. Em explicação, as estratégias contribuem para manter um ambiente de trabalho menos estressante, o que diminui os riscos de desenvolver transtornos mentais mais graves.
Marketing de conteúdo
Muitas pessoas costumam dizer que o cliente é a alma do negócio e isso não é nenhum exagero. Se você parar para pensar no que é preciso para assegurar o crescimento sustentável de uma companhia, verá que no topo da lista estará a captação de recursos, que só será possível com a venda dos produtos ou serviços.
Por essa razão, compreender os hábitos de consumo do seu público-alvo e desenvolver conteúdos relevantes o suficiente para solucionar suas dúvidas é uma etapa indispensável em qualquer estratégia de marketing. Para compreender na prática, pense em uma pessoa que precisa adquirir um produto para remover óleo de superfícies metálicas.
Antes de realizar a compra de um desengraxante alcalino, ela provavelmente irá pesquisar se a substância é adequada para o tipo matéria-prima que deseja limpar, evitando danos na peça. Agora, imagine que você é um vendedor do produto, você saberia como compartilhar as informações necessárias para os clientes?
O marketing de conteúdo consiste em estratégias voltadas para absolutamente qualquer plataforma, como sites, redes sociais e correios eletrônicos, para assegurar produções capazes de passar informações de qualidade e importantes para os clientes. Sobre ele, é válido destacar que vários formatos pode ser investidos, como:
- Lives;
- Textos;
- Vídeos;
- Imagens;
- Podcasts;
- Webinários;
- Entre outros.
Marketing de performance
Existem alguns segmentos, como o de projeto e instalação de forno elétrico de embutir, que tem certas dificuldades para se manter de portas abertas, afinal, um cliente dificilmente faria mais de uma solicitação em um curto espaço de tempo. Dessa maneira, a captação de clientes precisa ser ainda mais otimizada.
Uma alternativa muito interessante para o caso anterior seria adotar o marketing de performance, que é baseado no desempenho e mensuração das estratégias. Existem alguns fatores básicos que regem essa categoria, como o Retorno sobre Investimento (ROI), as métricas e os indicadores-chave de desempenho (KPIs).
Por se tratar de uma estratégia de baixo risco, visto que envolve muitas análises preliminares, ela é considerada uma alternativa positiva para qualquer tipo de negócio, seja ele muito competitivo ou de baixíssima procura.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.