Pense rápido: você instalaria conectores elétricos de baixa tensão em um sistema energizado de alta? Bem, eu tenho certeza que se preza por sua própria segurança e de todos que circulam próximo ao local da aplicação, você não faria isso, pois estaria aumentando as chances de acidentes.
Sem dúvidas, os erros em blogs não são capazes de impactar diretamente a integridade física de uma pessoa ou as instalações de uma empresa, mas podem ocasionar o fracasso da companhia. Isso porque a presença digital é fundamental para promover uma companhia online.
A partir do marketing digital para essas plataformas, é possível fortalecer o nome de uma marca em um segmento, captar mais clientes e, consequentemente, aumentar a conversão. Porém, você sabe como fazer isso da maneira correta? Pensando em te ajudar, separamos três problemas comuns cometidos nos blogs e que devem ser evitados ou corrigidos.
1. Falta de relevância do conteúdo
Encabeçando a lista de erros em blogs, a falta de relevância de um conteúdo prejudica os resultados orgânicos, ou seja, aqueles obtidos por meio de pesquisas nas ferramentas de busca, como o Google, o DuckDuckGo e o Bing. Você pode não saber, mas os algoritmos dessas plataformas são extremamente inteligentes e os requisitos rigorosos.
Resumidamente, eles baseiam-se no cumprimento das regras de SEO, sigla em inglês para referenciar à otimização para mecanismos de busca. Além das normas técnicas, como a importância de ter um site responsivo, com carregamento rápido e certificado SSL, ela também envolve questões de produção.
A primeira delas, e que inicia todo o processo de desenvolvimento, é relacionado a necessidade de entender os hábitos de consumo do público-alvo. Por exemplo, uma pessoa que deseja comprar piso industrial de epóxi não quer saber que criou o revestimento, mas os benefícios que ele pode trazer.
Com essas pesquisas, você é capaz de encontrar e selecionar palavras-chaves, que servirão como o tema principal do seu texto. É bom citar que um conteúdo relevante também é composto por um título atrativo, meta-description, heading tags (subtítulos), links internos e externos, voz ativa e passiva, palavras de transição, etc.
2. Falta de periodicidade
A falta de relevância do conteúdo é acompanhada lado a lado pela falta de periodicidade. Não dá para ter uma presença digital sem estar literalmente presente nesse universo. Para assimilar melhor a importância de ter um calendário de publicações ativo, pense em uma placa de sinalização de segurança de trânsito.
É de conhecimento geral que o acessório não é instalado hoje e retirado depois de um tempo considerando que todos lembram que a indicação ainda é válida. Assim, você não pode cometer o erro de postar um conteúdo hoje e o outro só depois de um mês, achando que as ferramentas de busca e o cliente irão te achar relevante.
Não existe uma regra de publicação, mas é indicado que os blogs invistam ao menos em um conteúdo por dia. Não obstante, é possível fazer colunas semanais, quinzenais ou mensais com temas mais específicos e detalhados, que irão atrair um público mais qualificado.
3. Falta de divulgação
Preste muita atenção na frase a seguir: os erros em blogs não são extintos após a publicação! Sendo assim, é imprescindível divulgá-los em outras plataformas, como as redes sociais e os correios eletrônicos, e mensurar os resultados a curto, médio e longo prazo.
Ao fazer isso, você consegue observar as estratégias de marketing que mais trouxeram resultados para o seu negócio e as que não atingiram o que era esperado, ajudando inclusive na tomada de decisões.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.