O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes que existem tanto para o setor B2C (empresa para consumidor) quanto para o B2B (empresa para empresa). Isso porque estima-se que mais de 90% dos adultos conectados na internet possuam ao menos uma conta de e-mail.
Como se não bastasse esse impressionante número, a Convince & Convert identificou em uma pesquisa que os consumidores que compram produtos promovidos na plataforma costumam gastar 138% a mais que consumidores que não assinam as newsletters. No entanto, para que isso aconteça, existem muitos pontos de atenção que devem ser observados.
Continue acompanhando esse artigo e saiba mais informações sobre o assunto antes de começar a desenvolver uma estratégia para ser veiculada nos populares correios eletrônicos.
1. Quem está enviando?
Suponhamos que você trabalhe com a venda e a manutenção de equipamentos de refrigeração comercial e industrial, como com câmara fria, freezer, balcão refrigerado pequeno, etc, e deseja aumentar a venda do serviço a partir do e-mail marketing. Sabia que o endereço pode impactar diretamente no sucesso da sua estratégia?
De acordo com o OutboundEngine, o endereço do remetente é o fator que mais influencia nas taxas de abertura de um e-mail. Sendo assim, o ideal é que a sua empresa invista em uma conta corporativa, que irá proporcionar o fortalecimento do nome da marca, gerar mais confiança e, consequentemente, melhorar as taxas de aceitação.
É sempre bom ressaltar que utilizar as contas tradicionais, mais precisamente aquelas que o @ é acompanhado de Gmail, Outlook, Ig, Bol, Yahoo, etc, para enviar e-mail marketing não é algo relevante. Absolutamente qualquer pessoa pode criar uma conta gratuita nessas plataformas, causando insegurança para os potenciais clientes.
2. Quem está recebendo?
Existem alguns segmentos, como o de locação de tendas para eventos, que trabalham com alguns produtos e serviços muito específicos, que não serão solicitados por um mesmo cliente em um curto período de tempo. Porém, isso não significa que ela não pode utilizar o e-mail marketing.
Um ponto positivo com relação a esse tipo de estratégia é que ela pode ser organizada e desenvolvida de acordo com uma lista de leads qualificados, que podem ser separados em categorias, “localização” no funil de vendas, etc. Ainda seguindo o exemplo das tendas, o dono pode manter uma base apenas com assessoria de festa e companhias de decoração.
Com relação a captação de leads, é importante que você não compre lista prontas, visto que você não conseguirá classificar os seus clientes da maneira que deveria. Assim, você deverá conquistá-los por meio de landing pages, pop-ups, webinars, palestras, promoções, ofertas e descontos, e-books, etc.
3. Qual é o assunto do e-mail?
Como já citado, o remetente é o fator que mais influencia na abertura dos e-mails, mas o assunto não fica muito atrás. Segundo dados de um relatório da Convince & Convert, 69% dos destinatários marcam um email como Spam levando em consideração apenas assunto, o que faz com que o cuidado com a definição seja redobrado.
Imagine que você atua com a venda de mesa rústica de madeira. Obviamente, o seu cliente não quer receber um e-mail com o assunto voltado a quem plantou ou cortou a árvore, pois isso não será relevante para o momento da compra. Por isso, é sempre bom tomar cuidado para realizar a definição do assunto e do conteúdo da campanha.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.