Você sabia que o Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários no Instagram? Ao todo são 99 milhões de brasileiros ativos na plataforma e, segundo o relatório “Digital 2021”, emitido pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o País fica atrás apenas dos indianos e dos estadunidenses, com 140 milhões cada.
Com essa relevância, o IG, ou Insta, como é popularmente conhecido, se torna um ponto chave para o marketing digital, sendo fundamental para alavancar os negócios. Entretanto, é crucial saber que o dono de uma fábrica de placas de sinalização de segurança não irá utilizar as mesmas estratégias que o dono de uma loja de roupas.
Pensando em te ajudar a utilizar o Instagram da maneira correta, separamos algumas dicas fáceis para colocar em prática. Continue acompanhando esse artigo e saiba mais informações sobre o assunto.
Crie conteúdos relevantes para o feed
Antes de mais nada, vamos começar esse tópico destacando que o feed do Instagram se difere muito do de redes sociais como o Facebook, o Twitter e o LinkedIn. Nessas plataformas de comunicação e interação social, as pessoas podem utilizar apenas imagens, vídeos, textos e links, tudo junto ou tudo separado.
No Insta, essa ampla gama de opções não existe! Isso porque a plataforma foca na questão visual, fazendo com que as legendas sejam consideradas como “segundo plano”. Assim, se você deseja promover um piso industrial ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, você terá que ter imagens e/ou vídeos para conseguir fazer a publicação.
Com relação ao compartilhamento de links clicáveis nas legendas, ele ainda não é permitido, mas já está sendo estudado pelos gestores da plataforma. Enquanto esse recurso não é aprovado e liberado, uma opção é colocar o link do site na biografia e, se possível, adicionar uma categoria “Vi no Insta” para facilitar o acesso dos usuários.
Outro ponto que deve ser ressaltado é com relação as hashtags. Se você quiser que o seu negócio cresça no Instagram, é fundamental que você analise os hábitos de consumo do público-alvo, assim como é feito para a definição de palavras-chaves para conteúdos de sites.
Os stories são aliados dos negócios
O Instagram foi lançado em 2010 apenas com a opção de publicações no feed. Com o passar dos anos, a plataforma foi passando por várias alterações, até que em 2016 surgiram os populares stories. Mas calma, se foi difícil fazer com que as pessoas aceitassem que mesa rústica de madeira não era mais tão popular no mercado, imagine esse novo recurso…
Assim que foi anunciado, o Instagram Story dividiu opiniões, mas hoje em dia ele já é um recurso queridinho da audiência da plataforma, prova disso é o fato que mais de 500 milhões de pessoas já usam os Stories do Instagram diariamente ao redor do mundo. Ah, e sabia que algumas pessoas preferem inclusive ver os stories do que o feed?
Sabendo disso, não fica difícil notar a importância desse recurso para os negócios, que permite engajar o público com imagens, vídeos, enquetes, caixas de perguntas, boomerangs, testes, entre várias outras opções. Diferente do feed, o Stories permite a utilização de links, mas apenas para contas verificadas ou perfis com mais de 10 mil seguidores
Não esqueça das lives e do IGTV
Vamos para outros dois recursos muito importantes do Instagram: as lives e o IGTV. Quer aproximar o seu público-alvo e humanizar a sua marca? Então eles são as opções mais indicadas, por permitirem a criação de conteúdos mais honestos e/ou otimizados.
Gostou do nosso post sobre como utilizar o Instagram para alavancar o seu negócio? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.