Sem dúvidas, você sabe que sempre que uma pessoa precisa comprar um produto ou contratar um serviço, ela corre para uma ferramenta de busca, como o Google, o Bing, o DuckDuckGo e o Yahoo!, para encontrar detalhes sobre marcas, modelos, preços, contratos, fornecedores, etc, fazendo com que a criação de um site seja essencial para qualquer negócio.
Porém, você sabe como fazer para se destacar nessas ferramentas? Uma característica em comum entre todas as ferramentas é a checagem do cumprimento das regras de SEO (otimização para mecanismos de busca) para definir o ranqueamento. Assim, se você quer se destacar, confira os 5 passos para criar um projeto com essas estratégias!
1. Analise
Uma empresa que realiza instalações de sistemas energizados nunca irá adquirir conectores elétricos sem entender as necessidades básicas do projeto. Bem, o fortalecimento de uma marca no universo digital também não acontece sem um estudo base.
Por esse motivo, o primeiro passo para desenvolver um projeto em SEO para o seu negócio é entender sobre o mercado, especialmente fatores envolvendo a atuação da sua concorrência e as características do seu público-alvo.
2. Prospecção
Depois de conhecer o mercado e as características do seu público-alvo, é o momento de entender sobre os seus hábitos de consumo, o que irá envolver a pesquisa e definição de palavras-chaves, que podem ser:
- Genéricas e abrangentes (short tails): forno, filhote, televisão;
- Mais específicas e menos acirradas (middle tails): forno elétrico, filhote de cachorro, televisão smart;
- De menor volume e alta chance de conversão (long tails): forno elétrico de embutir, filhote de cachorro para adoção, televisão smart 50 polegadas.
3. Implementação
Com o estudo de mercado feito e as palavras-chaves definidas, a questão teórica é deixada de lado e a prática é iniciada. Sendo assim, mãos na massa, é hora de desenvolver os conteúdos que farão com que os seus clientes te encontrem!
Neste tópico, podemos destacar diversas estratégias de SEO que devem ser adotadas. Por exemplo, os títulos não podem ser nem muito grandes nem muito pequenos e precisam informar com precisão o tema principal do conteúdo.
A meta-descrição não é obrigatória em um site, mas é essencial se você quiser atrair mais atenção do público que te pesquisa pelo Google. Isso porque ela serve para dar uma breve explicação sobre o que será abordado no texto.
O atributo alt imagem é um terceiro recurso fundamental para o SEO. No geral, ele serve para garantir que as fotos presentes na página apareçam nessa categoria de mídia dos mecanismos de busca, bem como torna o elemento gráfico acessível para cegos e deficientes visuais.
Já com relação à produção dos textos em si, pegue um papel e uma caneta, pois a lista é grande! Você precisará garantir que o seu conteúdo tenha voz passiva e ativa, parágrafos e frases em tamanhos adequados, variedade de frases consecutivas e palavras de transição.
4. Monitoramento
Uma área não é liberada logo após a aplicação de um piso industrial, é necessário todo um tempo observação e secagem, que garantirão que nenhum problema surja. Um projeto de SEO não é um revestimento, mas também precisa ser monitorado depois de ir para o ar!
É nesse momento que você acompanha os resultados obtidos com as estratégias implementadas e analisa se eles estão atingindo as expectativas! Caso sim, ótimo, continue mensurando para atualizações. Caso não, será necessário pular para a próxima etapa!
5. Ajustes
Não é incomum que os projetos em SEO não alcancem os resultados esperados logo de cara. É justamente por isso que existe a etapa de ajustes. Nela, você irá entender os resultados obtidos durante o monitoramento e consertar as falhas.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.