Um estabelecimento comercial precisa pensar com muita atenção no tamanho e no local em que cada equipamento será disposto, afinal, é impossível dispor um grande freezer em um espaço onde entra apenas um balcão refrigerado pequeno. Um canteiro de obras funciona de uma maneira muito semelhante!
Isso porque é necessário além do planejamento do projeto em si, a organização do espaço de obra, assegurando que será possível realizar a construção com eficiência e segurança. Para te ajudar nessa ponta, separamos quatro dicas para organizar o seu canteiro e otimizar o tempo para terminar a estrutura. Confira!
1. Estude bem o seu espaço
Um erro muito comum cometido no canteiro de obras é não realizar um estudo do espaço disponível, que deverá incluir o local em que a construção será erguida e até mesmo onde os materiais ficarão posicionados, permitindo que o desenvolvimento das atividades seja mais ágil.
Quer ver na prática como é importante conhecer o espaço e organizá-lo corretamente? Imagine que você preparou o cimento em uma parte do solo que você precisaria revestir com ele. Que problemão. Certo? Isso não teria acontecido se você tivesse pensado estrategicamente antes de agir!
2. Tenha um estoque para materiais
Uma pessoa que deseja casar ao ar livre precisa realizar a aquisição ou a locação de tendas para eventos, pois a cobertura irá garantir a proteção da festa e dos convidados em casos de variações climáticas, bem como proporcionar mais conforto térmico.
Instalar um estoque temporário em um canteiro de obras tem uma função muito semelhante à do exemplo anterior, mas ao invés de proteger uma festa, ele é o responsável por proteger todos os materiais e equipamentos que serão utilizados durante a construção.
Assim, você pode dispor com segurança tijolos, areia, cimento, arames, concretos, escoras, conectores, fios, ferramentas pneumáticas, elétricas e manuais, entre vários outros itens que serão utilizados na preparação, desenvolvimento e acabamento das estruturas.
3. Mantenha a limpeza do canteiro
Um motor Weg 2cv é instalado em diferentes máquinas e equipamentos industriais, devendo passar por serviços de manutenção periódica para garantir o seu pleno funcionamento. Não dá para realizar a manutenção de um canteiro de obras, mas é possível garantir a limpeza do local para otimizar as tarefas.
Uma maneira excelente de realizar uma organização adequada é por meio do gerenciamento de resíduos da construção civil. Resumidamente, ele consiste na identificação e separação do tipo de entulho gerado, que pode ser feito de acordo com as especificações da CONAMA ou da ABNT, e destinado para locais de descarte adequados.
Além de garantir a limpeza do canteiro de obras, você otimiza a segurança dos operários, das pessoas que residem, trabalham ou circulam pelo local e do meio ambiente. Isso porque as construções contam com muitos recursos que podem ser reciclados ou reutilizados e outros potencialmente perigosos, que podem acarretar na contaminação do solo e da água.
4. Não esqueça assegurar condições de trabalho
O canteiro de obras é um local potencialmente perigoso e, mesmo que você siga as três primeiras dicas minuciosamente, acidentes e atrasos ainda podem ocorrer por diversas razões. Por esse motivo, é fundamental sempre assegurar as condições básicas de trabalho, o que irá incluir tempos de descanso e disponibilização de EPIs e EPCs.
Lembre-se: quanto mais organizado e seguro for o local, menos acidentes podem acontecer e mais rápido a sua construção será finalizada!
Gostou do nosso post com 4 dicas para organizar o canteiro de obras? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.