Um estabelecimento comercial alimentício adquire o balcão refrigerado pequeno para conseguir conservar produtos resfriados e não comprometer a movimentação no local. Bem, o armazenamento em nuvem não é responsável por guardar produtos palpáveis, mas desempenha uma função semelhante!
Explicando de maneira breve, o recurso é capaz de armazenar e compartilhar informações, dados e documentos em um universo online sem que seja necessário um servidor exclusivo para hospedá-lo. Isso porque é possível encontrá-lo até mesmo como aplicativos, como o Google Drive, o Dropbox, ou SkyDrive e o iCloud.
Quer entender mais sobre o armazenamento em nuvem e os motivos que fazem o investimento tão importante no setor industrial? Então continue acompanhando esse artigo e saiba mais informações sobre o assunto!
Os principais tipos de armazenamento em nuvem
As tendas para eventos podem ser encontradas em modelos distintos, como a bolha, a piramidal, a tensionada, a sanfonada, a galpão, a sombrite, dentre outras. O armazenamento em nuvem não tem tantas opções de tipos quanto a cobertura, mas ainda pode ser subdividido em categorias. Entre elas:
- Armazenamento público: modelo mais econômico, que faz parte de um provedor de serviço terceirizado que oferece a infraestrutura necessária e interações por meio de protocolos da internet;
- Armazenamento privado: modelo que possui infraestrutura exclusiva, ou seja, dedicada apenas às demandas de uma determinada empresa. Por garantir um maior controle de dados, ela é mais segura e responde aos comandos mais rapidamente;
- Armazenamento híbrido: modelo que apresenta um custo de implementação mais caro por misturar as principais vantagens dos armazenamentos público e privado.
Além desses modelos, é possível citar o armazenamento em nuvem tipo compartilhado. Podendo ser operado por uma ou mais organizações, eles são destinados para as indústrias que precisam compartilhar a infraestrutura do sistema entre um grupo de usuários específicos.
Para realizar a escolha mais assertiva do armazenamento, lembre-se de um caso mais prático: antes de adquirir uma mesa rústica de madeira, é necessário que o comprador analise alguns fatores básicos, como a qualidade e a procedência da matéria-prima.
Ademais, é válido que você saiba que ambos os modelos apresentam uma excelente relação custo-benefício. Por exemplo, os gratuitos não são ilimitados, mas oferecem uma memória generosa. Enquanto isso, os modelos pagos asseguram pacotes mais otimizados, inclusive os ilimitados.
Principais vantagens da utilização na indústria
Uma das coisas mais importantes para se destacar no momento de citar sobre as vantagens da utilização do armazenamento em nuvem na indústria ou em qualquer outro tipo de negócio é a segurança! Mesmo que ambientada no meio digital, ela é capaz de proteger informações confidenciais, impedir roubo de dados e otimizar espaços, inclusive físico.
Além disso, o recurso assegura flexibilidade, visto que é possível acessá-lo a qualquer momento e por qualquer equipamento, economia, pois não precisa da aquisição de hardwares e softwares e de centros de processamento de dados, velocidade de várias operações, permitindo um controle maior da empresa e mais facilidade para a tomada de decisões.
Com relação a esses últimos tópicos, é fácil perceber o motivo pelo qual é fundamental fazer o investimento em armazenamento em nuvem para o setor industrial. Utilizando ele, donos e gestores conseguem fazer uma checagem mais precisa de tudo o que ocorre e é produzido dentro das instalações.
Gostou do nosso post sobre armazenamento em nuvem: Por que investir na indústria? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.