Entenda como a vacina age em seu corpo

hand of medical staff injecting coronavirus covid-19 vaccine in vaccine syringe to arm muscle of caucasian man for coronavirus covid-19 immunization, coronavirus covid-19 vaccination, – Vacinação

As vacinas são desenvolvidas com o objetivo de estimular a “memória imunológica” no organismo. Dessa forma, quando recebe a vacina, o corpo é estimulado a produzir anticorpos

A vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil e no dia 21 de janeiro iniciamos o plano de imunização dos nossos profissionais que estão na batalha contra o vírus há meses. Seguindo o cronograma com os grupos prioritários, o objetivo é que toda a população seja vacinada.

Toda vacina é desenvolvida com o intuito de estimular a “memória imunológica” no organismo, introduzindo o agente patogênico inativado, enfraquecido ou outras formas de estimular a resposta imune.

Quando o sistema imunológico é atacado por um microrganismo, produz uma reação em cadeia com o objetivo de frear a ação desses agentes. Portanto, quando somos vacinados, nosso corpo é estimulado a produzir anticorpos e quando houver a infecção, o organismo terá uma resposta rápida frente ao agente infectante.

A seguir, o Doutor Marcos Antonio Cyrillo, médico infectologista do Hospital IGESP, esclarece as principais duvidas relacionadas ao tema.

Perguntas frequentes:

– Pessoas que já testaram positivo para Covid-19, que vivem com HIV, possuem doenças como asma, DPOC, cirrose, diabetes, pressão alta, cardiopatia e epilepsia também podem tomar a vacina?

Sim, pois as vacinas contêm vírus inativados, atenuados ou fragmentos de vírus, sem a capacidade de produzir doenças.

– Pessoas que estão em tratamento de câncer ou que já fizeram o tratamento também podem tomar a vacina?

O ideal é consultar o médico responsável pelo paciente.

– Pessoas que tiverem febre (maior que 37,5º) nas últimas 24 horas antes da aplicação ou que estiverem com febre no momento da aplicação podem tomar a vacina?

O ideal é consultar o médico responsável pelo paciente.

As vacinas são comprovadamente um meio eficaz de proteger as pessoas contra inúmeras doenças.

Sobre o Hospital IGESP

Fundado em 1956, o Hospital IGESP é um hospital geral de máxima eficiência e perfil cirúrgico, conceito atestado em sua competente equipe de profissionais da saúde, mobilizada para cuidar dos pacientes de forma global. O corpo clínico é composto por especialistas renomados que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas que visam garantir a eficiência da assistência e o bem-estar dos pacientes. Para mais informações acesse: www.hospitaligesp.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *