Sustentabilidade é uma palavra extremamente popular e parte do interesse de todos nós. Ela é responsável pelo estudo que garante a economia de matérias e insumos, cuidado com o meio ambiente, aumento da expectativa de vida e com isso, a garantia de que as futuras gerações terão disponível todos os recursos para suprir as suas necessidades.
Os principais pilares da sustentabilidade são:
- Social
- Econômico
- Ambiental
Nesse texto, você vai entender um pouco mais sobre esses pilares e dicas para tornar sua empresa sustentável e comprometida com a sociedade e o meio-ambiente.
As empresas e os pilares da sustentabilidade
Hoje mais do que nunca, ser sustentável é importante para as empresas de todos os setores. Não só pelo fato de termos obrigação com a responsabilidade do nosso futuro, mas também por ser bem-visto socialmente mediante a uma quantidade de clientes e potenciais consumidores.
Se você tem uma empresa de desengraxante biodegradável, mostrar que sua marca está atrelada às políticas de preservação do meio-ambiente e que a matéria-prima é selecionada, a fim de diminuir os danos ambientais que a produção pode acarretar, é um fator diferencial.
Promovendo políticas similares, a empresa mostra sua preocupação com o presente e o futuro da sociedade, que é outro pilar da sustentabilidade, pois essa ação promove o bem-estar de clientes e funcionários.
Além de tudo, a marca sendo bem-vista por suas responsabilidades sociais, aumenta a procura de pessoas que gostariam de trabalhar na marca.
Da mesma forma, se a sua empresa é prestadora de serviços, como demolição controlada, é importante frisar no orçamento, que todo o seu processo é feito a preservação ambiental e cuidando para que não cause nenhum dano à vida ou as estruturas prediais ao redor.
Veja 4 vantagens que sua empresa ganha adotando os pilares de sustentabilidade
- Respeito social: Tendo adotado medidas de proteção ambiental, sua empresa prospera na respeitabilidade de clientes e parceiros, sendo uma excelente instrumento de marketing e captação de novas parcerias.
- Diminuição de custos: selecionando melhor a matéria-prima você diminui os custos de sua produção, além de em alguns casos, os Governos fornecem incentivos fiscais por adotar meios de produção com preservação ambiental.
- Motivação de funcionários: funcionários que observam o comprometimento da empresa com questões ambientais, além de ficarem sem exposição a elementos químicos, promovem uma interação empresarial extremamente benéfica para a produção.
- Retorno social: Se sua empresa é especializada na produção de etiqueta de acrílico, por exemplo, selecionando corretamente seus insumos, você promove retorno social de várias maneiras, como na economia de energia elétrica, seleção natural de matéria, composição orgânica no produto e tudo isso culmina com o aumento da qualidade de vida da sociedade.
Por fim, vale ressaltar a última grande vantagem que é a economia/financeiro, pois além da economia natural da produção sustentável, faz com que clientes que são responsáveis ecologicamente o procure e dessa forma, você abre sua empresa para um novo patamar do mercado.
Compartilha essas dicas com amigos e empreendedores. É plantando hoje que se colhe amanhã, o futuro é sustentável, abrace ele também.
Conteúdo produzido pela equipe do Marketing Para Indústria