Sem dúvidas, o Google é a maior ferramenta de busca do mundo! Para você ter uma noção sobre o impacto dele, estima-se que diariamente sejam realizadas mais de 5,5 bilhões de pesquisas, o que daria por volta de 63 mil “googladas” por segundo.
Todavia, só ter o seu site em algum lugar no fundo da plataforma não ajuda em absolutamente nada. Segundo dados do próprio Google, 75% dos usuários não passam da primeira página e a maioria limita-se ao acesso dos três resultados iniciais.
Sabendo disso, é fácil perceber o por que é tão importante ter o seu site em uma ótima posição no ranking de resultados! Em síntese, ele será o fator decisivo para garantir se a sua página terá um bom desempenho.
Mas afinal, você sabe como conseguir isso? Não? Pois bem, continue acompanhando esse post e descubra quatro estratégias que podem fazer o seu site se destacar no Google e em outras ferramentas de busca.
1. Foque na navegabilidade e usabilidade
O rankeamento do Google começa a ser feito muito antes da checagem da relevância dos conteúdos. Assim, a questão da navegabilidade e usabilidade devem ser priorizadas logo de cara.
Suponhamos que você precise utilizar uma máquina de solda industrial para um trabalho urgente. Você gostaria que ela demorasse horas para concluir 100% o projeto? Eu tenho certeza que não!
Não é muito diferente quando uma pessoa tenta acessar uma página da web! Se não houver uma boa usabilidade, que envolve questões de legibilidade, velocidade e responsividade, ela provavelmente não irá continuar a navegação.
2. Pesquise por palavras-chave
Não dá para falar sobre posicionamento no Google sem citar a importância de entender os hábitos de pesquisas dos usuários e as suas peculiaridades. Para isso, é fundamental que você realize pesquisas minuciosas sobre as palavras-chaves mais utilizadas.
No geral, são elas que serão usadas pelos usuários durante as suas buscas na plataforma por um determinado conteúdo. Ainda nesse contexto, é essencial citar que elas podem ser divididas em três categorias:
- Short tail: cachorro, smartphone, caldeirão, etc;
- Middle tail: bolinha de cachorro, smartphone barato, caldeirão industrial, etc;
- Long tail: bolinha de cachorro vermelha, smartphone barato de 64gb, caldeirão industrial de 300 litros, etc.
3. Invista em técnicas de SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é composto por um conjunto de técnicas e estratégias que garantem que um conteúdo tenha um bom posicionamento orgânico nas ferramentas de busca, especialmente no Google.
Uma pessoa que opta por realizar a otimização para mecanismo de busca em seu site sai na frente dos concorrentes, pois assegura uma maneira simples e duradoura de alcançar bons resultados.
É válido ressaltar que a relevância dos conteúdos propostos também fazem toda a diferença! Se você é dono de um blog sobre construção civil, é super indicado que faça publicações sobre demolição controlada, tijolos, forros, reformas, etc, e não de turismo, saúde ou política.
4. Inove
Mesmo que você tenha um excelente planejamento e os seus resultados estejam caminhando de forma positiva, é fundamental que você nunca pare de inovar. O Google costuma atualizar os seus algoritmos para rankeamento de sites de maneira periódica.
Sempre que faz isso, ele adiciona mais algumas regras fundamentais para garantir que o usuário terá acesso a um conteúdo relevante em um site seguro e de fácil acesso. Desse modo, é essencial sempre checar as novidades que ele apresenta.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.