Nos últimos anos houve um aumento na expectativa de vida dos brasileiros, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais apresentou o crescimento de 26% entre 2012 e 2018, segundo a pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018”. Isso resultou no aumento da demanda para trabalhar como cuidador de idosos.
Considerando que os idosos são, por natureza, mais frágeis, é necessário que haja maior atenção com eles. Assim, o cuidador de idosos se torna um profissional de grande importância para as famílias que vivem um ritmo de vida mais acelerado.
O cuidador de idosos é o profissional responsável pelas atividades diárias a fim de proporcionar maior bem-estar ao paciente. É ele quem irá garantir a higiene, realizar atividades domésticas, controlar os medicamentos e, dependendo do combinado, pode até mesmo acompanhar o idoso em outras atividades, seja por lazer ou necessidade.
Confira a seguir algumas dicas para escolher o melhor cuidador de idosos.
Como escolher um cuidador de idosos
É necessário tomar alguns cuidados antes de contratar um profissional, como analisar o perfil do candidato, suas experiências práticas e seus conhecimentos teóricos. O profissional, inclusive, deve apresentar três principais características: paciência, empatia e autocontrole.
O primeiro passo para encontrar o cuidador de idosos ideal, é pedir sugestões para familiares e amigos, mas você também pode procurar por agências especializadas nesse serviço.
Avalie o conhecimento técnico
Antes de conhecer um possível candidato, procure saber se ele possui algum conhecimento técnico, pois a formação é um dos pontos indispensáveis ao escolher um cuidador de idosos. Além disso, o profissional deve ter a idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e um curso de qualificação na área.
Atualmente existem diversos cursos livres para se tornar um cuidador de idosos. As grades em geral têm o objetivo de desenvolver competências físicas, mentais e ainda preparar o profissional para lidar com pessoas idosas independentes ou dependentes.
Vale ressaltar que a formação em outros cursos, como enfermagem, é um excelente diferencial para o candidato.
Realize uma entrevista
Depois de ter selecionado alguns candidatos para atuar como cuidador de idosos, é fundamental entrevistar cada um deles antes de tomar alguma decisão. Para facilitar o processo, prepare uma lista de perguntas que permitam que você analise se o profissional atende ou não suas necessidades.
Não esqueça de perguntar dados básicos, pretensão salarial e a disponibilidade do profissional. Também é importante pedir nomes, telefones e eventuais cartas de referência de antigos empregadores.
Investigue antes de contratar um cuidador
Infelizmente, de 2017 para 2018 houve um aumento de 13% no número de denúncias de violência contra idosos, por isso toda atenção ainda é pouca e para garantir que o profissional não seja uma ameaça, pode ser uma boa opção contratar um detetive particular.
Um detetive particular é capacitado para realizar uma investigação completa, incluindo buscas em órgãos oficiais, internet, redes sociais e bancos de dados. Suas técnicas investigativas são fundamentais e assertivas para a descoberta de algumas informações. Com isso, ao final da investigação você e toda a família estará pronta para tomar uma decisão.
Mas, você ainda pode contratar um detetive particular para realizar o monitoramento do profissional que trabalhará como cuidador de idosos, assim tendo certeza de que a pessoa que você ama estará em boas mãos.