As mudanças associadas à idade são progressivas, variando de um indivíduo para outro de acordo com fatores genéticos, hábitos de vida e características ambientais. Embora o processo de envelhecimento seja natural, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com o aparecimento de rugas e marcas de expressão, e começam a considerar métodos de rejuvenescimento facial.
Alimentação correta e hidratação são alguns cuidados que ajudam a manter a pele do rosto sempre jovem, assim como o uso de dermocosméticos e protocolos estéticos preventivos. Dependendo do grau de envelhecimento, porém, procedimentos como peeling podem não surtir mais efeito para promover o rejuvenescimento facial. Nesses casos, é mais recomendado a ritidoplastia.
O que é a cirurgia de rejuvenescimento facial?
Conhecida no meio médico como ritidoplastia ou ritidectomia, a cirurgia de rejuvenescimento facial é uma técnica que consiste na remoção da camada de pele flácida excedente e reposicionamento da musculatura facial. Como resultado, rugas e demais sinais de envelhecimento são amenizados, dando ao paciente uma aparência mais jovial e um olhar menos cansado.
Este procedimento também é chamado de lifting facial ou face lifting, e trata-se de uma cirurgia plástica de média complexidade que é indicada para pessoas que apresentam sinais de envelhecimento. Apesar de sua eficiência, vale destacar que este é um procedimento reparador e que não interrompe o envelhecimento natural.
Os principais benefícios da cirurgia de rejuvenescimento facial são:
- Minimização da flacidez facial;
- Recuperação do tônus muscular;
- Eliminação da gordura e pele frouxa em excesso;
- Redução dos vincos e marcas de expressão;
- Cicatriz pouco perceptível, uma vez que fica escondida embaixo dos cabelos;
- Rejuvenescimento facial nítido, mas que não deixa evidente que a pessoa fez uma cirurgia.
Rejuvenescimento facial: qual o preço da cirurgia?
Por conta da resolução de número 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina, que proíbe a divulgação dos valores de qualquer procedimento, o custo de uma cirurgia de rejuvenescimento facial só pode ser informado durante uma consulta médica. Clínicas e profissionais que fornecem este tipo de informação na internet estão desrespeitando a ética e as normas vigentes.
Além de não ser permitida a publicação de valores, é preciso levar em consideração que o procedimento de lifting facial é individualizado e personalizado. Isso significa que o cirurgião analisa detalhadamente as características clínicas, peculiaridades e expectativas de cada paciente, de modo a escolher a metodologia mais adequado para que os melhores resultados sejam alcançados.
O custo da cirurgia de rejuvenescimento facial, portanto, pode variar bastante de acordo com as especificidades do procedimento, os custos do hospital escolhido, os exames pré-operatórios exigidos, o profissional responsável pela intervenção, entre outros aspectos que podem influenciar diretamente na realização da ritidoplastia.
Somente um cirurgião plástico devidamente qualificado pode indicar a realização de um tratamento cirúrgico como o face lifting. Para isso, o profissional precisa avaliar pessoalmente a estrutura do rosto do paciente que apresenta sinais de envelhecimento, entendendo também seus hábitos e a dimensão das alterações estéticas necessárias para promover o rejuvenescimento facial. Caso tenha interesse no procedimento, procure um especialista de confiança!