A ritidoplastia está entre os procedimentos mais requisitados em uma clínica especializada em cirurgia plástica, e consiste na suavização das rugas e da flacidez da pele. Também conhecido como lifting facial ou face lift, este é um tratamento que promove rejuvenescimento facial e contribui para a autoestima dos pacientes.
O envelhecimento é um processo natural do organismo e, embora alguns aspectos possam ser influenciados por fatores como hereditariedade e hábitos de vida inadequados, é inevitável que a pele perca sua elasticidade com o passar dos anos. A ritidoplastia visa justamente minimizar esses sinais do envelhecimento.
Quem pode se submeter à ritidoplastia?
A cirurgia é indicada para homens e mulheres com mais de 45 anos, que apresentam sinais de envelhecimento facial e que se incomodam com eles. O ideal é que a técnica seja aliada à adoção de hábitos de cuidado com a pele, além de uma alimentação adequada, de modo a garantir resultados mais duradouros.
A ritidoplastia é totalmente individualizada e personalizada às necessidades e estado de saúde do indivíduo, e o cirurgião plástico responsável pelo procedimento deve se preocupar em proporcionar uma aparência mais jovem que esteja o mais natural possível, mantendo as características faciais do paciente.
Benefícios da ritidoplastia
A cirurgia plástica de rejuvenescimento facial consiste na realização de uma incisão na região da têmpora para a remoção da pele excedente e reposicionamento das estruturas do rosto. Como resultado, o procedimento otimiza as características faciais do paciente, conferindo a ele uma aparência mais jovem e descansada.
Os principais benefícios que podem ser observados por quem se submete à ritidoplastia são:
- Redução da flacidez facial;
- Eliminação da pele frouxa e gordura em excesso;
- Recuperação do tônus muscular facial;
- Suavização de rugas, marcas de expressão e vincos;
- Redução da aparência de cansaço;
- Aumento da autoestima e autoconfiança.
Cuidados pós-cirúrgicos e manutenção do resultado
O resultado definitivo do lifting facial pode ser observado cerca de 6 meses após a realização da cirurgia, tempo em que são necessários cuidados pós-operatórios específicos para uma melhor recuperação.
Uma vez que o procedimento não é capaz de impedir que o processo de envelhecimento continue acontecendo, quem deseja garantir que os efeitos da ritidoplastia sejam mais duradouros deve usar protetor solar diariamente e evitar hábitos prejudiciais à pele, como o tabagismo e o estresse excessivo.
Para se submeter a uma cirurgia de rejuvenescimento facial e colher todos os benefícios listados, é preciso se consultar com um cirurgião plástico devidamente qualificado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Vale lembrar que os resultados alcançados variam de acordo com a idade, peso corporal, tipo de pele e características de cada paciente. Nesse sentido, o cirurgião é o profissional que se responsabiliza por avaliar as condições clínicas do indivíduo e alinhar suas expectativas aos resultados que podem ser alcançados.
O profissional de cirurgia plástica também é o especialista responsável por solicitar os exames pré-cirúrgicos e conduzir a preparação do paciente para a ritidoplastia. Para entender melhor sobre os benefícios do procedimento, agende uma consulta com um cirurgião plástico.