Para que um site desempenhe com eficiência a função destinada, seja ela vender um produto ou passar uma informação, é preciso muito mais do que compartilhar o conteúdo na web!
Ultimamente, a aceitação de um conteúdo ou produto começa pela qualidade e preocupação da empresa que o anuncia em torná-lo atrativo. Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo esse post e descubra!
1. Conheça seu produto e seu público
Conhecer o seu produto e o seu público pode auxiliar – e muito! – na atividade de deixar o site mais atrativo! Entender as cores, tipografias, imagens e vídeos que mais chamam a atenção pode ajudar e muito nesse contexto.
Pense em um pote biodegradável. É comum que a primeira coisa que passe na mente do ser humano seja a natureza e, comumente, fatores como tranquilidade. Agora, já pensou uma pessoa vendendo esse produto em uma página cheia de “poluição visual”?
Por esse motivo, entender as possíveis expectativas do leitor sobre o conteúdo visual, incluindo as imagens e o texto, pode otimizar a aceitação do seu site. Na comunicação, tudo o que não informa é considerado ruído, o que poderá causar problemas de entendimento.
2. Opte por um design responsivo
Já ouviu falar que um site tem “design responsivo”? Você pode não saber, mas isso é cada dia mais importante para garantir uma melhor navegação.
Nos últimos tempos foi possível notar uma migração gradativa dos desktops para os smartphones. Sabendo disso, foi necessário criar alternativas para adaptar os sites ao tamanho de tela de vários dispositivos.
Pense em uma empresa que deseja mostrar e descrever os detalhes de uma impressora térmica não fiscal para os clientes.
Ela deve garantir que a imagem e o texto estão em propriedades adequadas para que tanto quem olha pela tela de um pequeno smartphone quanto de um celular consiga visualizar de maneira adequada.
3. Produza conteúdos relevantes
Sabe aquela “encheção de linguiça” muito tradicional em vários textos da web? Então, ela é cada vez mais abominada pelo leitor, que busca conteúdos relevantes e diretos para sanar suas dúvidas.
Suponhamos que você precise comprar um compressor de ar odontológico e pesquisou sobre o modelo que melhor se adequa a sua demanda no Google. Você vai querer ler sobre o surgimento do equipamento? Com certeza não!
Assim, sempre que você quiser informar sobre um produto ou serviço, busque sempre ser objetivo e optar por conteúdos capazes de esclarecer dúvidas e solucionar problemas de maneira fácil.
4. Torne a navegação mais rápida
Não existe nada pior para um usuário do que uma página que demora “séculos” para carregar. Por esse motivo, é essencial que o seu site seja desenvolvido de maneira estratégica para evitar que ocorra essa lentidão.
Diversos fatores podem ocasionar esse problema, como a má programação, o
número de requisições, o tamanho das imagens, o sistema de cachê, etc, fazendo com que seja necessário contar com um profissional que entenda isso para garantir uma navegação mais rápida.
As pessoas estão cada vez mais aceleradas e poucas têm paciência para esperar que uma página carregue. Desse modo, se o seu site não for otimizado o suficiente para permitir uma navegação aceitável, ele pode perder muita credibilidade!
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.