Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizar o surto do novo coronavírus (Covid-19) como uma pandemia, a grande maioria das empresas se viu em uma situação de desespero, tendo que agir rapidamente para manter a rotina de trabalho.
Com isso, o home office se mostrou a alternativa ideal para promover a saúde e o bem-estar dos profissionais e, ao mesmo tempo, organizar o funcionamento e o dia a dia das companhias, pelo menos durante o período de pandemia.
O fato é que muitos profissionais ainda não haviam experimentado o home office, o que gerou os seguintes questionamentos: como melhorar a produtividade no trabalho remoto? Como ser focado e motivado? Como evitar as distrações externas?
Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você verá uma lista com 4 dicas simples para melhorar a sua produtividade no home office e tornar a sua rotina de trabalho mais prática. Continue lendo e confira!
1. Defina um local de trabalho
De nada adianta buscar a produtividade no home office e trabalhar em cima da cama ou deitado no sofá. É fundamental definir um local de trabalho confortável, silencioso e que disponha dos itens que você precisa para realizar suas atividades.
Caso não tenha um espaço extra para montar um escritório, você pode inserir uma mesa na sala de estar ou mesmo no seu quarto, e pedir a colaboração dos outros moradores para evitar distrações.
Se você trabalha com equipamentos de combate a incêndio, por exemplo, é necessário contar com os seus itens de trabalho. Se eles não couberem no ambiente, tente otimizar os espaços horizontais.
2. Não trabalhe de pijama
Você sabia que o cérebro associa trajes como o pijama a momentos de descanso? Ou seja, isso pode interferir significativamente na sua produtividade. Por isso, é fundamental trabalhar com roupas confortáveis, sim, desde que não remetam a situações assim.
O ideal é que você mantenha a mesma rotina do trabalho presencial: acordar cedo, tomar um banho, escolher uma roupa confortável e fazer o seu café. Lembre-se que o trabalho remoto também conta com reuniões de emergência.
Se você trabalha em nichos específicos, como caixa de inox, sabe-se que a todo momento será necessário estar em contato com a equipe. Assim, escolha trajes que você usaria no escritório.
3. Mantenha a comunicação com a equipe
Manter a comunicação com a equipe é fundamental para alinhar processos e manter a padronização de informações. Para isso, é interessante realizar reuniões periódicas e avaliar o que cada colega de equipe tem para entregar no dia.
Suponhamos que você trabalhe com bucha de nylon. Assim, ferramentas como Skype e Google Meet podem contribuir com a comunicação entre as equipes e facilitar a compreensão de tarefas.
4. Faça pausas
Por fim, vale mencionar que fazer pausas também é importante para manter a produtividade no home office. Sendo assim, separe 15 minutinhos do seu dia para ler um livro, estudar um novo idioma, se alongar, fazer um lanche, entre outras opções.
Gostou do nosso post sobre como melhorar a sua produtividade no home office? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais