Uma das principais dúvidas que os profissionais inseridos no mercado de trabalho têm é sobre como se destacar no trabalho e dentro da equipe. E isso vale não só para recém-formados, mas também para aqueles que já se consolidaram no mercado.
O fato é que chega uma hora que aparece a vontade de alcançar uma promoção na empresa e, por consequência, conseguir um aumento de salário. No entanto, com um mercado cada vez mais competitivo, nem sempre isso se torna possível.
Por essa razão, construir uma estratégia de carreira é fundamental para quem busca crescer de forma sustentável e se tornar um sucesso em qualquer mercado. Para isso, é necessário dedicar tempo, energia e esforço.
Pensando em te auxiliar neste processo, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa se destacar no trabalho e dentro da sua equipe. Continue lendo e confira!
1. Conquiste o seu espaço
Por mais conhecimento que você tenha, por mais preparado e simpático que você seja com outras pessoas, o simples fato de estar ali não faz com que você faça parte do grupo. Por isso, não queira promover mudanças imediatas na companhia.
A dica aqui é que você chegue com calma, observe o ritmo de trabalho, mostre resultados e, posteriormente, conquiste o seu espaço dentro da empresa. Agindo assim, logo surgirá a oportunidade de manifestar suas opiniões e ideias em relação aos processos.
Vamos imaginar que você trabalhe aluguel de compressor de ar. Quando você realmente se tornar parte integrante da equipe, as oportunidades virão e você terá tempo e experiência para aproveitá-las.
2. Apresente resultados
Seus resultados são as peças-chave para que você consiga se destacar. Nesse aspecto, vale a pena considerar o seu desempenho e produtividade. Afinal, de nada adianta entregar ótimas atividades se todas elas estão fora do prazo.
O ideal é ser produtivo e, ao mesmo tempo, apresentar ótimos resultados. Com isso, você vai conquistar o seu espaço graças a qualidade de seus serviços e, poderá, inclusive, ser um exemplo de profissional para os demais colegas.
Se você trabalha com manta térmica para telhado, por exemplo, vale manter uma rotina organizada para não extrapolar seus prazos.
3. Aprenda sempre
O conhecimento é a arma para que você se destaque no mercado. Portanto, não fique em sua zona de conforto e, muito menos, não ache que você já aprendeu o bastante. Aproveite cada oportunidade para saber mais, principalmente se ela for proporcionada pela companhia.
Suponhamos que você trabalhe com outsourcing de impressão. Assim, vale investir em uma pós-graduação, em cursos técnicos ou mesmo em uma palestra que a companhia está promovendo.
4. Seja a pessoa que resolve
Por fim, e não menos importante, ser a pessoa que resolve é fundamental para conquistar a confiança de seus supervisores. Então, mantenha-se sempre atualizado sobre os processos que estão acontecendo em sua equipe e, se algo der errado, esteja disposto a resolver.
Gostou do nosso post sobre como se destacar no trabalho e na sua equipe? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.