Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre e-mail marketing, certo? Afinal, trata-se de uma estratégia amplamente utilizada por empresas que buscam construir uma relação mais próxima com o público, se destacar dos concorrentes e obter bons resultados.
Embora muita gente desacredite, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa quando bem estruturada. Para isso, é fundamental avaliar o que o público gosta de consumir, se os usuários autorizam os disparos de e-mails e construir mensagens relevantes e informativas.
No entanto, muitos empreendedores acreditam que o e-mail é uma estratégia do passado e que as pessoas não têm mais o hábito de acessar o correio eletrônico. Mas estão equivocados! O e-mail marketing pode gerar resultados significativos para as companhias.
Pensando nisso, preparamos uma lista com os 4 principais benefícios de construir uma campanha de e-mail marketing para o seu negócio. Neste conteúdo, você verá como a sua marca pode alcançar bons resultados com a estratégia. Boa leitura!
1. Assertividade
Diferente das mídias tradicionais, como TV, rádio e televisão, o e-mail marketing é capaz de alcançar um público extremamente segmentado, ou seja, que realmente tem interesse nas soluções e novidades da sua marca.
Além disso, você tem a possibilidade de transmitir uma mensagem clara, eficaz e rápida para inúmeras pessoas ao mesmo tempo, aumentando o impacto de suas campanhas e as taxas de abertura.
Se você trabalha com pistola pulverizadora de pintura, por exemplo, consegue anunciar novidades, promoções e oferecer cupons de desconto para os clientes que autorizarem o disparo de e-mails. Tudo isso contribui com as vendas do seu negócio!
2. Custo-benefício
Criar e enviar campanhas de e-mail marketing tem um ótimo custo-benefício, principalmente se comparado a publicidade nas mídias tradicionais. Com isso, você consegue encontrar seus clientes de maneira assertiva, economizando tempo, dinheiro e energia.
Segundo a pesquisa realizada pela Gleanster, empresa americana de investigação de mercado, o principal motivo pelo qual os empresários utilizam o e-mail marketing é o seu baixo custo, além da alta segmentação de público.
Vamos imaginar que você tenha uma empresa de polia de alumínio. O e-mail marketing, além de gerar economia para a companhia, pode aumentar o seu número de clientes ativos e diminuir o custo de aquisição por cliente (CAC).
3. Credibilidade
O e-mail marketing exige que você adapte seus conteúdos e mensagens ao público de interesse. Conhecer as necessidades e desejos dos consumidores leva seu e-mail para a caixa de entrada, em vez da pasta de spam.
Por essa razão, nunca compra lista de e-mails ou utilize chamadas de assuntos sem sentido para o leitor. Isso certamente será visto com maus olhos por ele.
Se você trabalha com caixa de inox, por exemplo, não adianta criar conteúdos totalmente direcionados para outros mercados. Com isso, o usuário não entenderá e passará a não abrir os seus e-mails.
4. Relacionamento com o cliente
Por fim, vale mencionar ainda que o e-mail marketing tem o poder de aproximar a marca do cliente, uma vez que mostra que a companhia se preocupa e o valoriza. Assim, é possível construir uma relação positiva e duradoura.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.