Para manter a estabilidade de consultórios e clínicas é preciso da frequência de seus pacientes. Sendo assim, contar com o Marketing Médico é essencial para mantê-los assíduos em seu negócio.
Esse tipo de estratégia pode ajudar a atrair e fidelizar o seu público-alvo, e ainda fazer com que se torne referência em sua área de atuação. É importante entender que quando falamos de Marketing Médico, estamos nos referindo a todos os profissionais de saúde, e não somente médicos.
Hoje os pacientes estão buscando por serviços médicos que ofereçam um diferencial, ainda mais com a concorrência grande na área da saúde. Por isso, elaborar uma estratégia personalizada e que visa levar para o seu público-alvo algo informativo, educativo e que esclareça suas dúvidas será o ponto chave para chamar atenção desses pacientes.
5 dicas de como aplicar o Marketing Médico e se destacar na internet
Para implantar o marketing digital e se destacar na internet em sua área de atuação é preciso seguir algumas dicas essenciais:
Conheça o seu público-alvo
Para que sua estratégia de marketing médico seja assertiva e alcance o sucesso esperado é preciso conhecer quais são os tipos de pacientes que você quer atingir. Para realizar essa definição, é preciso considerar gênero, idade, atuação profissional, classe econômica, hábitos e interesses.
Além disso, é necessário entender qual foi a jornada de seus pacientes até ele chegar a você. Saiba o caminho percorrido por ele desde o momento em que ele começa a sentir os sintomas, procura o profissional especializado e finaliza o seu atendimento.
Vale ressaltar que quanto mais você focar e conhecer o seu público-alvo, maiores serão suas chances de sucesso e de atraí-lo até o seu consultório ou clínica.
Defina seus objetivos
Para que o marketing médico seja perfeito, uma dica é definir seus objetivos e suas estratégias para que você consiga escolher o melhor caminho a ser seguido. Seguir esses passos são essenciais para que você consiga visualizar e entender as metas e pesquisar a melhor maneira de definir as melhores campanhas, onde inserir cada conteúdo realizado, os assuntos a serem abordados e quais redes sociais utilizar.
Elabore conteúdo relevante e de qualidade
Na área de saúde, ter conteúdos bem elaborados e relevantes é fundamental para atrair seu público-alvo e ganhar a sua confiança. Aposte em plataformas como blog e Youtube para produzir conteúdos de qualidade sobre sua área de atuação.
Você pode criar conteúdos técnicos, com curiosidades, orientações e dicas para se manter conectado com os pacientes que buscam por informações e o tipo de serviço trazido por você.
Sempre que criar conteúdo é muito importante colocar seu nome, especialidade, área de atuação, inscrição no conselho (CRM) e seus números de registros, para trazer veracidade e segurança para aqueles que estão recebendo essas informações.
Invista nas redes sociais
As redes sociais ganharam um papel fundamental na geração de conteúdo dentro do mundo digital. Segundo uma pesquisa realizada pela We Are Social, o Brasil é o segundo país no mundo que mais utilizam esses canais de comunicação, portanto, estar presente nesses meios será o grande diferencial para o sucesso do seu marketing médico.
O ideal é saber em quais dessas redes sociais os seu público-alvo eles estão presentes para que seja possível se comunicar e levar até eles um conteúdo relevante, de qualidade e diferenciado.
Você poderá optar pelos seguintes canais:
- Facebook: compartilhamento de conteúdo;
- Instagram: publicação de fotos, vídeos e conteúdos informativos e curiosos sobre sua área de atuação;
- Youtube: publicações de vídeos informativos e explicativos;
- WhatsApp: canal de comunicação com seus pacientes para agendar consultas, tirar dúvidas e passar orientações.
Conheça as normas do CFM
Para garantir uma estratégia eficaz e de qualidade é muito importante estar de acordo com as normas estabelecidas pelo CFM. Confira o que a resolução CFM nº 1974/11, do Manual de Publicidade, proíbe que sejam feitas:
- Fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica;
- Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento;
- Oferecer seus serviços por meio de consórcio e similares;
- Expor o paciente para divulgar técnica, método ou resultado, assim como não é permitido publicar fotos dos pacientes antes e depois de tratamentos ou cirurgias;
- Anunciar determinadas especialidades que não tem;
- Anunciar equipamentos da clínica, demonstrando superioridade de atendimento com ou investimentos realizados a concorrência;
- Ter o nome do médico envolvido em propaganda enganosa;
- Publicar informações que vão causar alarde na sociedade.
Conclusão
Seguindo essas dicas será possível ajudar seus pacientes de forma rápida e prática, atrair novos pacientes, melhorar suas ações e o funcionamento de sua clínica ou consultório e manter-se organizado.
Vale ressaltar que para criar autoridade e chamar a atenção de seus pacientes é preciso a elaboração de uma estratégia de marketing médico eficaz e de qualidade.
WE Marketing Médico
Parabéns pelo artigo Anselmo, mandou muito bem!