Que a comunicação interna é uma ferramenta indispensável no ambiente de trabalho não é mais uma novidade, certo? Afinal, ela é responsável por alinhar os colaboradores na missão, visão e objetivos do negócio, além de manter a produtividade em alta.
Por essa razão, a comunicação interna deve ser muito bem planejada e elaborada para que todos os colaboradores trabalhem em sintonia, a fim de alcançar resultados por meio da coletividade. A boa notícia é que ela pode ser aplicada de maneira simples e prática!
No entanto, muitos gestores e líderes de equipes negligenciam a importância da comunicação interna, por isso, acabam tendo como resultado um time de colaboradores desalinhado, desmotivado e que não entrega os resultados esperados.
Pensando nisso, preparamos neste post uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa melhorar a comunicação interna da sua empresa e aumentar o ritmo de trabalho da equipe. Quer saber mais? Continue lendo e confira!
1. Elimine os ruídos da comunicação interna
O primeiro passo para melhorar a comunicação interna é, sem sombra de dúvidas, eliminar os ruídos da comunicação na internet. Isso pois a falta de produtividade começa com pequenas conversas informais e acabam tornando-se um grande problema.
Dessa forma, é fundamental encontrar maneiras de transmitir as informações e garantir que os conteúdos das mensagens sejam entendidos pelos colaboradores. Com isso, evita-se ruídos que podem atrapalhar o andamento do trabalho.
Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa de equipamentos de combate a incêndio. Os ruídos, nesse caso, podem fazer com que especulações se espalhem. Então, pense em comunicações impressas ou digitais para facilitar a comunicação entre as equipes.
2. Estimule o alcance de metas e objetivos
De nada adianta implementar uma série de canais de comunicação se você não estimular o alcance de metas e objetivos da companhia. Afinal, só assim eles ”vestiram a camisa’’ da empresa e irão trabalhar em cima de objetivos reais.
Uma ótima maneira de estimular os colaboradores é estabelecer uma política de benefícios, como bônus e premiações. Para que isso funcione na prática, é ideal que tudo esteja bem planejado e todos cientes do que deve ser feito para concorrer honestamente.
Suponhamos que você trabalhe com pistola pulverizadora de pintura. É fundamental valorizar o trabalho individual de cada funcionário, a fim de melhorar as performances e, por consequência, gerar bons resultados.
3. Conheça os funcionários
É comum que os funcionários se sintam receosos para conversar com seus superiores, seja pelo cargo que ocupam ou por terem uma posição maior. No entanto, melhorar a comunicação interna também exige um ambiente de trabalho agradável.
Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa de caixa de inox. Nesse sentido, conheça os seus funcionários para que todos se sintam à vontade para manifestar suas opiniões, ideias e insatisfações.
Dessa forma, é possível criar um ambiente de trabalho agradável e construir uma relação mais próxima entre os colaboradores.
4. Ofereça feedbacks
Por fim, ofereça feedbacks para que todos possam acompanhar o próprio desempenho e corrigir o que precisa ser melhorado. Você pode marcar reuniões semanais para dar um retorno sobre as atividades de cada colaborador.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.