Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre marketing pessoal, certo? Afinal, trata-se de uma estratégia muito utilizada no ambiente de trabalho, principalmente por profissionais que buscam crescer e se destacar no mundo dos negócios.
Além disso, vale mencionar que o marketing pessoal é muito similar às estratégias usadas pelas empresas para alcançar seus públicos-alvo. A principal diferença entre ele e o marketing das companhias são as ações que levam os profissionais até seus clientes.
Para aplicar o marketing pessoal, é necessário entender que há inúmeros profissionais competentes que disputam espaço com você no mercado. Vale mencionar ainda que, dependendo do nicho, existe a possibilidade de apresentar um cenário de saturação.
Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda, de uma vez por todas, o que é marketing pessoal e qual a importância dessa estratégia no mundo dos negócios. Ficou interessado no assunto? Continue lendo e confira!
O que é marketing pessoal?
Marketing pessoal é uma estratégia composta por ações que tem como objetivo qualificar a imagem de um profissional e de seus serviços no mercado. A ferramenta baseia-se não só na aparência, mas também em atitudes, comportamentos e networking.
Para simplificar o conceito, o marketing pessoal é posto em prática cada vez que você consegue utilizar suas habilidades e competências para conseguir uma promoção na empresa que trabalha, aumentar as vendas do seu negócio ou se diferenciar.
Suponhamos que você trabalhe em uma empresa de montagem de tubulação industrial. Pouco adianta investir em inúmeros cursos de capacitação ou contar com habilidades valorizadas no mercado, se ninguém vê isso.
O seu público-alvo, nesse caso, pode ser os gestores da sua empresa, a concorrência e os consumidores em geral, que são os seus clientes e potenciais clientes. O segredo é saber se vender e, principalmente, se fazer notar.
Vamos imaginar que você atue com cordão para crachá personalizado. É possível que você já tenha como característica da sua personalidade o marketing pessoal. Mas, caso contrário, é preciso desenvolvê-lo e aprimorá-lo.
Qual a importância do marketing pessoal?
O marketing pessoal pode ser classificado por inúmeros benefícios. Entre eles, podemos destacar a possibilidade de você se tornar mais conhecido, alcançar um cargo mais alto na empresa e atingir quaisquer objetivos traçados para alavancar a sua carreira.
Além disso, sua importância é justamente garantir que as pessoas enxerguem suas habilidades e diferenciais que conquistou perante aos demais. Comportamentos, atitudes, comunicação e valores são apenas alguns dos elementos que promovem a sua imagem.
Vamos supor que você seja um especialista em caixa de inox. Cada detalhe mencionado acima pode contribuir com a construção da sua imagem, promovendo suas competências e mostrando que você realmente está preparado para o mercado.
Por fim, é importante mencionar que o marketing pessoal é uma estratégia fundamental para profissionais de todos os campos de mercado, nas mais variadas fases de suas carreiras.
E aí, gostou do nosso post sobre o que é marketing pessoal e qual a importância da estratégia? Se sim, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais