A transformação digital está mudando a forma com que os bancos tradicionais estão se relacionando com seus clientes. Como tudo é cada vez mais digital, as instituições financeiras não podem ficar fora disso.
Além de fatores como o nascimento de fintechs em diversos setores financeiros, a transformação digital dos bancos era um processo inevitável, ela apenas foi acelerada. O consumidor atual é bem mais exigente, eles querem ter uma experiência agradável ao utilizar os serviços do seu banco.
Os consumidores atuais são aqueles que sabem cada vez mais sobre serviços bancários, investimentos, estão se aprofundando em educação financeira. Difícil encontrar alguém que não saiba o que é um CDB, o que é um PGBL ou como fazer um pagamento digital.
Fintechs impulsionam a transformação digital dos bancos tradicionais
A popularização dos serviços bancários feitos pelas fintechs, levaram os bancos a se adaptaram a um novo mercado financeiro para continuarem competitivas. A cada ano que passa, os bancos investem mais em tecnologia.
Dados da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) mostram que em 2019, os bancos gastaram R$ 24,6 bilhões com tecnologia, um crescimento de 24% em comparação com o ano anterior.
Uma pesquisa da Google mostrou a disparidade de aprovação entre fintechs e bancos tradicionais, que evidencia a necessidade dos bancos serem cada vez mais digitais. Em novembro de 2018, o Google entrevistou 800 consumidores de serviços financeiros.
Quase metade dos entrevistados, 46% afirmaram que ainda utilizam um banco tradicional como principal provedor bancário. Porém, quando questionados sobre a satisfação com os serviços das instituições financeiras, 71% disseram estar satisfeitos com as fintechs e apenas 42% com os bancos tradicionais.
Nascidas em um mundo digital, as fintechs nasceram com o propósito de inovar e oferecer soluções digitais e ágeis para o mercado financeiro. Com produtos e serviços acessíveis e menos burocracia, as startups do setor financeiro atacaram os principais pontos de insatisfação dos clientes de bancos tradicionais.
Como está a transformação digital dos bancos brasileiros em 2020?
Uma pesquisa da consultoria Deloitte, realizando em 17 países, mostrou que a transformação digital é uma ação necessária em todos os países ao redor do mundo. O estudo mostra que os clientes torcem por uma interação cada vez mais digital com os seus bancos.
Para ter uma ideia, 81% dos entrevistados afirmaram que usam os serviços online de seus bancos e 72% disse que já utiliza aplicativos das instituições financeiras para realizar transações.
Dados da FEBRABAN mostram que neste ano, os bancos nacionais aumentaram 48% os seus investimentos em tecnologia. Os números apontam que a indústria bancária é o principal investidor privado em tecnologia não só no Brasil, mas no mundo.
Segundo a pesquisa, os bancos investiram R$ 131,7 milhões no treinamento de profissionais na área de tecnologia. No total, foram ministrados mais de 149 mil horas de treinamentos para 11,4 mil profissionais em métodos ágeis.
Brasileiros estão cada vez mais digitais
Os dados da pesquisa de Tecnologia Bancária 2020 da FEBRABAN mostram que os brasileiros estão utilizando cada vez mais os serviços online de bancos e fintechs. Segundo o estudo, as transações por mobile banking cresceram 19% em 2019. Os aplicativos também têm sido um canal importante para a contratação de empréstimos e seguros, entre outros serviços bancários.
A pesquisa também mostra que os clientes acessam as suas informações bancárias pelo mobile banking, pelo menos, 23 vezes ao mês. E os chamados “heavy users”, que representam 51% dos usuários que utilizam o serviço, chegam a acessar o aplicativo do banco/fintech, pelo menos, 40 vezes ao longo do mês.
Após o início da pandemia de COVID-19, as transações de pessoa física por canais digitais representam 74% do total realizado no período. No todo, em 2019, dados da Deloitte mostram que 63% das transações bancárias foram feitas por meios digitais, movimentando cerca de R$ 89,9 bilhões em todo o mundo.
Com a chegada do PIX, sistema de pagamentos instantâneos, que entrou em período na metade de novembro, a tendência é que os pagamentos instantâneos aumentem, pegando uma fatia importante de TED e DOC no mercado.
Com mais de 83 milhões de chaves cadastradas, o Banco Central divulgou que na primeira semana de operação, o PIX movimentou cerca de R$ 11,8 bilhões.
Quais são os próximos passos da transformação digital dos bancos?
Soluções voltadas para a inteligência artificial já estão sendo exploradas pelos bancos, o foco é otimizar a experiência do cliente com a oferta de novos modelos de atendimentos, mais ágeis e menos burocráticos.
Os bancos também vêm se preparando para a era do Open Banking no Brasil, apostando em estratégias baseadas em ecossistemas ágeis e inovadores. O digital tem sido uma fonte de receita sustentável para os bancos tradicionais.
O surgimento da solução de BaaS (Banco com um serviço, em português) tem possibilidade a oferta digital de todos os serviços das instituições financeiras.