Engana-se quem pensa que um gestor de sucesso é aquele que apresenta uma trajetória vitoriosa, anos de experiência em determinada função ou inúmeros cursos técnicos. Na verdade, é preciso alinhar essas habilidades a outras características específicas.
Nesse sentido, é fundamental que o gestor tenha a capacidade de agir de maneira estratégica, saiba lidar com o capital financeiro e humano, entenda as variáveis que englobam o mercado e, principalmente, que mantenha-se em constante atualização.
Além disso, o gestor deve – e pode! – ser uma excelência em relação às suas atitudes, decisões, falas e na forma em que se impõe. Mas, afinal, como ser um profissional bem qualificado e ser um ótimo exemplo para a equipe?
Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você verá 4 passos infalíveis para se tornar um bom gestor e alavancar a sua carreira profissional. Continue lendo e confira!
1. Incentive a expressão de pensamentos
É comum observar que os colaboradores se sentem intimidados em relação ao título, cargo ou mesmo pelo crachá de um gestor. No entanto, é fundamental que o líder elimine essa percepção negativa e deixe os funcionários à vontade.
Dessa forma, busque a liderança participativa, ofereça autonomia para os colaboradores e os estimule a expressar ideias, sugestões e insatisfações. Isso é extremamente importante para gerar um bom clima organizacional.
Suponhamos que você trabalhe em uma empresa de montagem de estrutura metálica. Ao oferecer a possibilidade dos colaboradores expressarem suas opiniões, é possível, inclusive, melhorar a qualidade dos processos.
2. Tome boas decisões
Tomar boas decisões e desenrolar situações emblemáticas pode, inclusive, melhorar o clima organizacional. É importante mencionar que suas atitudes dizem muito sobre você, além de servirem como exemplo para aqueles que querem se espelhar.
A dica aqui é ser proativo e se antecipar a problemas, buscar novas maneiras de produção, cortas custos quando for preciso e alocar recursos quando for necessário. O gestor deve ser o primeiro a tomar iniciativa.
Imagine que você trabalhe com alpinismo industrial e precisa reduzir custos em determinada área. Assim, é preciso que você pense cautelosamente sobre o que deve aplicar e avaliar, inclusive, a situação dos colaboradores.
3. Alerte sobre expectativas
Posicionar os colaboradores em relação às expectativas e performances da companhia é fundamental para mantê-los produtivos e motivados. Além do mais, essa é uma forma de engajar a equipe na missão, visão e objetivos da marca.
Vale lembrar que alertar sobre expectativas tem relação com comunicação e transparência. Com isso, evita-se falsas expectativas e preocupações que podem prejudicar o desempenho dos colaboradores.
Pense que os seus funcionários realizam tarefas de bomba de água submersa. Assim, é essencial que eles entendam o que a empresa espera deles.
4. Seja exemplar
Por fim, gestores devem dar o exemplo para que seus funcionários possam segui-lo, e não somente exigir resultados – uma vez que a melhor maneira de influenciar pessoas é por meio do exemplo.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.