Muito provavelmente você já ouviu sobre o marketing de conteúdo. Afinal, trata-se de uma estratégia que vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, uma vez que elimina a necessidade de investir em anúncios pagos para atrair e fidelizar clientes.
Além disso, o marketing de conteúdo visa agregar valor à experiência de compra do usuário, tornando-o um grande defensor da marca. No entanto, para aplicá-lo, é necessário fazer um bom planejamento e identificar o que os consumidores procuram.
Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que o marketing de conteúdo é fundamental para empresas e marcas que buscam crescer de forma sustentável, alcançar bons resultados e aumentar suas carteiras de clientes.
Pensando nisso, preparamos uma lista com os 4 principais benefícios do marketing de conteúdo e os principais ganhos desta estratégia. Neste post, você verá que investir na produção de conteúdo deixou de ser uma opção há anos. Continue lendo e confira!
1. Aumenta a visibilidade da marca
Aumentar a visibilidade da marca é uma das consequências do marketing de conteúdo. Isso acontece pois a companhia passa a publicar conteúdos frequentemente, o que chama a atenção dos usuários e, principalmente, do Google.
Conteúdos informativos e relevantes, que realmente informem, eduquem e engajem os usuários, é um dos critérios para o posicionamento nos mecanismos de busca. Dessa forma, o seu negócio passa a ser visto e acessado por um maior número de pessoas.
Suponhamos que você trabalhe com sensor de temperatura e umidade. Ao escrever artigos que despertem a interação do público, automaticamente você aumenta a visibilidade da sua marca.
2. Construção de um bom relacionamento com o público
Como mencionamos acima, o marketing de conteúdo elimina a necessidade de investir em anúncios pagos para captar clientes. Assim, vale mencionar que os consumidores mudaram – e muito! – e hoje, querem consumir algo que realmente agregue valor.
O marketing de conteúdo permite que você informe e eduque o usuário, mostrando que você o valoriza e se preocupa em oferecer conhecimento. Com isso, você consegue gerar confiança e transmitir credibilidade.
Vamos imaginar que a sua empresa precisa alugar gerador de energia. Muito provavelmente você irá pesquisar uma marca séria, que ofereça algo além de propagandas e campanhas de vendas, certo? O mesmo vale para a sua companhia!
3. Fidelização de clientes
Em qualquer tipo de relacionamento, quanto mais se conhece e entende a outra pessoa, fica mais fácil confiar nela. Com o marketing de conteúdo é a mesma coisa. Afinal, antes de produzir artigos, você precisa estudar o comportamento e os hábitos do seu público.
Nesse sentido, como você irá publicar conteúdos voltados ao seu nicho de mercado, como comprar imã de neodímio, o seu novo contato passa a conhecer e confiar mais no seu negócio.
4. Constrói credibilidade e autoridade
Por fim, vale mencionar ainda que o marketing de conteúdo auxilia na construção de credibilidade e autoridade de mercado.
O intuito final da estratégia é transformar clientes em divulgadores da marca, e isso acontece de forma rápida quando o seu negócio é considerado uma autoridade no assunto.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.