Muito provavelmente você já ouviu sobre o marketing cultural, certo? Afinal, trata-se de um conjunto de estratégias que visam a construção de uma relação forte e positiva com os clientes, além do fortalecimento de empresas e marcas no mercado.
Dessa forma, pode-se mencionar que o marketing cultural é uma excelente maneira de atrair e fidelizar clientes, uma vez que trabalha em cima de características, comportamento e ideais compartilhados entre consumidores, investidores e até entre o público interno das companhias.
No entanto, assim como qualquer outra estratégia de marketing, é fundamental que haja um bom planejamento e uma boa dose de criatividade para aplicar o marketing cultural. Mas, afinal, o que o termo representa e quais são as empresas que aplicam essa tática?
Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você verá o que é marketing cultural, como ele pode ser aplicado em marcas de SPDA para raio e 3 exemplos de empresas que praticam esse tipo de marketing com muito sucesso. Confira!
O que é marketing cultural?
O marketing cultural pode ser caracterizado por todas as ações que fazem uso da cultura para fazer a divulgação de uma marca, produto ou serviço. Para isso, é preciso estudar os comportamentos, hábitos e costumes do seu público-alvo.
Embora a grande parte das ações sejam implementadas para obter lucro, o marketing cultural não se restringe apenas ao aumento das receitas, uma vez que ele contribui – e muito! – com a conquista de diferenciais competitivos.
Além disso, é importante mencionar que ele auxilia as empresas a sair um passo à frente da concorrência e a manter uma relação mais próxima com o público. Isso em qualquer nicho ou segmento, como companhias de quiosque de madeira.
O marketing cultural é um conceito relativamente novo, teve início nos anos 90, embora tenha passado a ser utilizado como uma estratégia para fortalecer o branding das marcas.
3 exemplos de empresas que utilizam o marketing cultural
Por fim, levantamos aqui 3 exemplos famosos de empresas que utilizam o marketing cultural para promover seus produtos e serviços. São elas:
1. Coca-Cola
A Coca-Cola é famosa por ser o refrigerante mais consumido do mundo, assim como as suas campanhas que falam sobre aquilo que todos nós buscamos: a felicidade; sobretudo na hora de adquirir o produto.
No entanto, ela também faz uma série de investimentos recorrentes em eventos culturais. E no Brasil, o que mais merece destaque é o Festival de Parintins em que, inclusive, sua marca chega a adotar a cor azul por conta dos bois-bumbá.
2. Banco Itaú
Depois da união com o Unibanco, o Itaú tem investido – e muito! – no marketing cultural, tanto que ganhou uma área exclusiva chamada Itaú Cultural.
O sucesso do departamento foi tanto que a companhia passou a fazer inúmeros investimentos na cultura brasileira, que trazem mensagens como diversidade e valorização do legado cultural do Brasil.
3. Ambev
Por fim, a Ambev também trabalha muito bem o marketing cultural. A Skol, por exemplo, é super conhecida por conta das apresentações artísticas que representam a Skol Beats.
A boa notícia é que esse tipo de investimento pode ser feito até mesmo na hora de comprar ímã de neodímio.
Além disso, a Stella Artois patrocina o Brasil Open de Tênis, o mais antigo torneio da modalidade no país.
Gostou do nosso post sobre o que é marketing cultural? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.