Saiba como aplicar o endomarketing na sua empresa em 4 passos

Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre endomarketing, certo? Afinal, trata-se de um conceito muito difundido no ambiente de trabalho, uma vez que visa promover a satisfação e o bem-estar do público interno, ou seja, dos colaboradores.

Nesse sentido, o endomarketing destaca-se por ser uma das estratégias mais assertivas para manter o bom funcionamento das companhias, promover um ambiente de trabalho agradável e, principalmente, para aumentar a produtividade coletiva e individual.

É fato que os colaboradores são as principais fontes de produção das empresas. Por essa razão, é preciso aplicar medidas que realmente os mantenham satisfeitos em relação às suas funções, atividades e obrigações diárias.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 passos simples para que você possa aplicar o endomarketing na sua empresa. Neste post, você verá como engajar os colaboradores na missão, visão e objetivos da marca. Continue lendo e confira!

1. Invista na capacitação dos funcionários

Que os funcionários são as principais fontes de produção das companhias não é mais uma novidade, certo? Por isso, é fundamental que os gestores invistam no desenvolvimento e no aprimoramento das habilidades deles.

Para que isso se torne uma realidade, é preciso promover treinamentos, cursos, workshops e seminários. Como a empresa está investimento na capacitação, os colaboradores tendem a reverter todo o aprendizado em trabalho.

A companhia também pode levar especialistas para ministrar palestras. Vamos imaginar que a empresa trabalha com SPDA para raio. Assim, é possível contar com profissionais renomados para falar um pouco mais sobre esse mercado.

2. Faça eventos internos

Cabe aos gestores criar oportunidades para que os colaboradores construam uma relação positiva e duradoura. E a melhor maneira de se fazer isso é realizando eventos internos. Para isso, você pode optar:

  • Organizar uma festa junina;
  • Promover a comemoração dos aniversariantes do mês;
  • Gincanas;
  • Caminhadas;
  • Entre outros.

Para promover essas comemorações, a empresa pode utilizar o próprio ambiente de trabalho ou mesmo alugar um espaço propício. O ideal é quebrar a rotina dos funcionários e promover momentos descontraídos.

3. Ofereça benefícios para os colaboradores

É comum oferecer vale refeição e alimentação a equipe. No entanto, quando falamos de endomarketing, isso não é suficiente. É necessário criar uma política de benefícios para motivar e engajar os colaboradores.

A companhia pode fechar parcerias com outros estabelecimentos para oferecer descontos em ingressos de cinema, shows e teatro. Outra saída é disponibilizar promoções em compras específicas, como na hora de alugar gerador de energia.

Além disso, há outras possibilidades, por exemplo, auxílio educação, com desconto nas mensalidades de cursos inglês, escolas ou até mesmo em universidades.

4. Pratique o feedback

Por fim, imagine só você trabalhar em uma empresa durante anos e não ter um retorno sobre suas atividades? Ainda que sejam tarefas simples, como comprar ímã de neodímio? Difícil, não é mesmo?

Portanto, é fundamental praticar o feedback de forma constante. Para isso, faça reuniões periódicas com a equipe para oferecer um retorno sobre o andamento das atividades de cada um.

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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