Toda empresa que desenvolve estratégias de marketing deseja obter resultados significativos o quanto antes. No entanto, para que isso aconteça, é fundamental estreitar o relacionamento com o cliente e criar uma relação positiva.
Por isso, grande parte das estratégias de marketing tem como intuito transmitir alguma mensagem ou informação. Além disso, o objetivo dessa ferramenta é agregar valor de compra, de forma que os consumidores sejam influenciados positivamente.
Portanto, na medida em que a sua estratégia ganha força, maior é a chance de atribuir credibilidade e melhorar o posicionamento da marca no mercado. Dessa forma, o marketing cultural se consolida como um diferencial competitivo no âmbito empresarial.
Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de mostrar a você, profissional, o que é o marketing cultural e quais são as empresas que adotam essa ferramenta em sua realidade corporativa. Continue lendo!
O que é marketing cultural?
O marketing cultural é caracterizado como uma série de ações que visam divulgar uma marca, produto ou serviço por meio da cultura. O principal objetivo não é a lucratividade, mas sim diferenciar-se dos concorrentes e aproximar-se do público-alvo.
Embora essa modalidade do marketing aparenta ser relativamente nova, o marketing cultural teve início na década de 90, e serviu como uma forma de fortalecer a imagem de uma marca no mercado, até mesmo em áreas específicas, como SPDA para raio.
Além disso, vale ressaltar que o marketing cultural oferece uma identidade nova, com personalidade, responsabilidade social e uma gama de oportunidades que podem gerar um maior alcance de público-alvo.
Pilares do marketing cultural
O marketing cultural engloba alguns pilares importantes para a sua aplicação. Podemos mencionar os principais:
1. Ofereça uma vantagem
Com o consumidor cada vez mais exigente, para que as empresas tenham destaque diante a concorrência, é preciso oferecer uma vantagem para o público, pode ser um quiosque de madeira sustentável, por exemplo.
Dessa forma, a organização consegue expandir as oportunidades, captar novos clientes e ficar um passo à frente da concorrência.
2. Enfatiza a cultura local
Geralmente, o marketing cultural é alinhado a sensação de pertencimento, ou seja, o sentimento desenvolvido em relação a um local.
Nesse sentido, o seu público tende a apresentar bons sentimentos em relação à cultura local, a terra natal, entre outras alternativas. Por isso, utilize o marketing cultural como uma forma de gerar boas sensações.
3. Responsabilidade social
Claro, não podemos deixar de mencionar que é fundamental oferecer produtos que atendam a necessidade do público-alvo.
Porém, a organização também deve se preocupar com questões sociais, como os impactos ambientais causados por indústrias de alugar gerador de energia ou mesmo efeitos sociais. Essa é uma ótima maneira de agregar valor a sua marca.
Exemplos práticos do marketing cultural
Por últimos, separamos uma lista de empresas que adotam o marketing cultural em sua realidade empresarial. Confira:
- Coca-Cola: a Coca-Cola é o refrigerante mais consumido do mundo. Por isso, ela propaga a felicidade em suas campanhas. Além disso, trabalha e investe em diversas ações de eventos culturais;
- Banco Itaú: o Itaú é um exemplo muito prático de marketing cultural. A instituição, por sua vez, investe em ações que valorizam a cultura do país;
- Ambev: a Ambev aposta fielmente na cultura voltada a apresentação de artistas por todo o mundo.
Como você pode notar, o marketing cultural tem como base o relacionamento com o público-alvo e o valor atribuído às campanhas, produtos e serviços.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais