Brasil conta com 123 milhões de cartões ativos; mas como saber se o cartão que você usa é realmente uma boa opção?
(Crédito: divulgação)
O cartão de crédito é, sem dúvida, um dos principais meios de pagamentos usados em todo o mundo. Somente no Brasil, em 2019, foram registrados 123 milhões de cartões ativos na função crédito, segundo dados do Banco Central (BC). Mas, será que todo cartão de crédito é realmente bom? O que, de fato, um cartão precisa ter para ser um bom cartão? Confira:
Isenção de taxas. A primeira coisa que identifica se um cartão de crédito é realmente bom é a isenção de taxas. Essa história de que, no primeiro ano, o cartão é livre de anuidade é furada. Escolha um cartão de crédito sem anuidade independentemente de quanto tempo passe. Lembre-se de que pagar anuidade e taxas de manutenção para usar o cartão é sinônimo de perder dinheiro.
Boa aceitação. Outra característica de um bom cartão é se ele é amplamente aceito em em estabelecimentos nacionais e até mesmo internacionais. Portanto, pense duas vezes antes de fazer um cartão específico de loja, prefira priorizar o uso de apenas um cartão de crédito diretamente vinculado à sua conta bancária.
Benefícios da bandeira. Da mesma forma como existem diferentes tipos de cartões, há também diferentes bandeiras emissoras. Portanto, antes de optar pelo cartão, vale analisar o que esta bandeira oferece como benefício: acúmulo de pontos, gastos transformados em milhagem para viajar, compra de produtos selecionados com desconto e outros.
NFC. Near Field Communication ou NFC é o termo utilizado para os cartões que permitem pagamento por aproximação. Esse formato tem crescimento no Brasil, especialmente, no período de pandemia; afinal, garante mais segurança em termos de saúde: não sendo necessário passar o cartão para as mãos de terceiros ou digitar a senha na maquininha. Por isso, um bom cartão de crédito deve oferecer essa funcionalidade.
Segurança. Por último, mas não menos importante, um bom cartão deve ter o máximo de segurança. Um dos principais atributos da segurança de um cartão de crédito é o chip, que armazena as informações pessoais criptografadas. Portanto, rejeite a ideia de ter um cartão sem chip. Outro ponto fundamental de segurança é o app vinculado ao uso do cartão, onde o titular pode ver com clareza todos os registros de transações realizadas sempre que desejar.