O avanço tecnológico, a evolução digital e, por consequência, a mudança de hábitos da população transformaram as formas de se fazer negócio. Hoje, o comércio eletrônico já é uma realidade dentro de ambientes corporativos e comerciais.
Dessa forma, é importante destacar que as vendas online geram uma série de benefícios para o varejo, bem como a comodidade, a funcionalidade e o conforto. Com isso, o consumidor não precisa ir até uma loja física para realmente finalizar uma compra.
Por essa razão, atacadistas, varejistas, prestadores de serviços e outros representantes de negócios estão investindo cada vez mais em lojas virtuais, a fim de aumentar o número de vendas e alcançar o público-alvo com mais assertividade.
No entanto, além do conforto e da eficiência na hora das vendas, o comércio eletrônico reúne um conjunto de vantagens que podem revolucionar a realidade do seu negócio. Para isso, listamos, a seguir, 4 benefícios de vender online. Confira:
1. Maior comodidade
Certamente uma das maiores vantagens do comércio eletrônico é comprar sem sair de casa. Inclusive, para o cliente, essa comodidade é fundamental no processo de compra, uma vez que boa parcela dos consumidores contam com um estilo de vida agitado.
Imagine só não enfrentar o trânsito ou filas, evitar a procura por estacionamento e ainda receber o produto de deck de madeira em casa? Pois bem, esses são fatores que atraem cada vez mais os clientes.
Além disso, a internet oferece a oportunidade de comparar preços e analisar manifestações negativas sobre a marca ou produto, o que tornou o processo de compra ainda mais simplificado.
2. Acessibilidade
Não é novidade para ninguém que o comércio eletrônico tem suas vantagens em relação a acessibilidade, não é mesmo? Isso porque, ao contrário da loja física, uma loja virtual está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Nesse sentido, é importante destacar que um e-commerce, por exemplo, não possui custos adicionais por operar no período da noite ou todos os dias da semana. Isso vale para qualquer nicho, mesmo os mais específicos, como vendas de ácido fosfórico.
3. Alcance de público
Outro benefício bem característico do comércio eletrônico é a possibilidade de vendas, sem grandes investimentos, para todo o País e até mesmo para o exterior. Claro, os custos do frete são por conta do consumidor.
No entanto, mesmo quando a loja oferece o frete grátis, o custo-benefício é ainda maior do que manter uma loja física com colaboradores, estoque, materiais de moldes de injeção e obrigações legais.
4. Menos custos
Por fim, é quase impossível falar sobre os benefícios do comércio eletrônico sem mencionar a redução de diversos custos para as empresas.
Afinal, lojas virtuais eliminam a necessidade de contratar vendedores, de expor produtos de maneira atraente em prateleiras, não exigem gastos com conta de luz, água, limpeza, segurança ou aluguel… São muitas vantagens de investir no comércio eletrônico.
Portanto, é importante enfatizar que esse conjunto de benefícios fazem do comércio eletrônico uma opção indispensável quando o assunto é promover um negócio na internet.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais