Ao longo de nossas vidas, somos confrontados com uma variedade de desafios. Alguns são fáceis de superar, enquanto outros são muito, muito mais difíceis, conta Daniel Homem de Carvalho.
Independentemente da situação, aprender a se adaptar efetivamente pode ajudá-lo a navegar pelas mudanças e, frequentemente, emergir em uma posição ainda melhor a longo prazo.
Aqui estão 5 maneiras de se adaptar em tempos difíceis.
1. Aumente sua capacidade
Durante um período de crescente incerteza, alguns dos aspectos que realmente nos ajudam a lidar com situações estressantes, como alimentação saudável, exercícios e sono suficiente podem ser os primeiros a cair.
Seja estresse ou conforto para comer, estar muito ocupado para se exercitar ou se preocupar tanto que você luta para dormir, cada aspecto do bem-estar é especialmente importante quando você se depara com uma situação desafiadora.
Seja deliberado sobre como aumentar sua capacidade física, emocional e mental durante esses períodos. Defina horários específicos para exercícios em seu calendário, planeje suas refeições para a semana, dedique tempo regularmente à tecnologia e treine-se para mudar seu foco de negativo para habilitado.
Segundo Daniel Homem de Carvalho, existem infinitas possibilidades aqui. Certifique-se de que suas ações diárias estejam alinhadas para aumentar (em vez de diminuir) sua capacidade de lidar com a incerteza à medida que ela surgir.
2. Melhore sua flexibilidade
A adaptação às mudanças requer um alto nível de flexibilidade. Sem ele, você vai querer ou precisar que as coisas sigam um determinado caminho, desejando que as coisas sejam diferentes e lutando para lidar com os desafios que surgem no seu caminho.
Uma maneira de melhorar sua flexibilidade é planejar seus melhores e piores cenários (e todos os cenários intermediários), além de como você lidará com cada situação, caso ela ocorra.
Embora muitos desses cenários não sejam ideais e a maioria nunca seja concretizada, saber como lidar com eles permite que você gire proativamente quando necessário e ajuda a reduzir o medo que pode ser uma força motriz na sua tomada de decisão.
3. Domine novas habilidades
Em quais habilidades você deseja se tornar mestre? Talvez seja a comunicação em seu relacionamento ou liderar uma equipe efetivamente enquanto trabalha remotamente. Talvez você queira dominar seu relacionamento com a comida e as escolhas que você faz.
Ter clareza sobre isso e depois implementar um plano de ação pode significar que, mesmo durante um período de crise, mesmo em um ponto extraordinariamente baixo da sua vida, você ainda fica do outro lado mais forte, mais sábio e melhor equipado para aproveitar oportunidades futuras. .
Quando se deparar com uma situação desafiadora em sua vida, escolha 2-3 coisas nas quais você se tornará magistral. Em seguida, dedique um tempo consistente ao domínio dessas habilidades, à medida que você passa por esse desafio, explica Daniel Homem de Carvalho.
Construir isso em sua vida pode ajudá-lo a se sentir imparável, porque mesmo nas situações mais desafiadoras, você sabe que está se beneficiando em vez de sofrer com isso.
4. Cultive sua criatividade
Todo o crescimento ocorre fora da sua zona de conforto. É também onde vive a criatividade e a inovação. Mas com tanta incerteza acontecendo no mundo no momento, o medo geralmente pode surgir em nossas vidas e começar a dar os tiros, impedindo-nos de pisar com confiança no desconhecido.
Encontrar tempo para o pensamento criativo e inovador é vital durante esses tempos de incerteza, porque, para se adaptar e superar os desafios que você está enfrentando, você precisa de uma solução que ainda precisa encontrar … se você já tinha a solução, não teria o problema.
Daniel Homem de Carvalho conta que, para fazer isso, dedique um tempo no seu calendário a cada semana especificamente para criatividade e inovação.
Então comece com uma pergunta “e se” para despertar sua curiosidade. Por exemplo, ‘E se houvesse uma maneira de aumentar as vendas em 10% sem aumentar os custos?’ Ou ‘e se houvesse uma maneira eficaz de equilibrar minhas prioridades agora que estou trabalhando em casa?’
Utilize esses blocos de tempo no seu calendário para debater possíveis soluções, comprometer-se com o que você implementará e, em seguida, agir de acordo.
5. Acompanhe seu progresso
O que é medido é gerenciado. Sejam seus objetivos de vendas no trabalho, finanças pessoais em casa ou objetivos de saúde e bem-estar, ter uma maneira de acompanhar seu progresso ajuda a fornecer um feedback objetivo sobre como você está ou não no caminho para alcançar seus objetivos.
Isso é especialmente importante em momentos de grandes mudanças, pois, para evitar desvios demais, haverá momentos em que você precisará ajustar ou transformar suas ações e estratégia abrangente.
Determine com que frequência você acompanhará seu progresso (diariamente, semanalmente, mensalmente, por exemplo) e terá uma maneira de relatar facilmente esse progresso. Isso pode ser tão simples quanto uma planilha básica.
Em seguida, inclua a responsabilidade no seu calendário, onde você faz check-in de forma consistente e faz a si mesmo e / ou sua equipe as quatro perguntas a seguir:
- O que funcionou bem?
- O que não aconteceu? / O que foi desafiador?
- O que vou fazer sobre isso / o que faremos de diferente?
- Com o que preciso de ajuda?
Responder a essas quatro perguntas ajudará a fornecer a clareza de que você precisa para aproveitar o que está funcionando atualmente, eliminar ou corrigir o que não está funcionando e também obter qualquer ajuda necessária.
De acordo com Daniel Homem de Carvalho, ao utilizar cada componente descrito acima para se adaptar em tempos difíceis, você estará muito melhor equipado para lidar com os desafios que surgirem, independentemente de quão grandes ou pequenos eles sejam.