La Liga está transformando estádios vazios em videogames dos anos 90, mostra Daniel Homem de Carvalho.
Os esportes estão retornando gradualmente às nossas telas de TV depois que a pandemia de coronavírus interrompeu repentinamente praticamente toda a concorrência em todo o mundo. Se você é um grande viciado em esportes como eu, provavelmente terá o que pode obter agora, mas as experiências de transmissão que eu assisti até agora não foram tão satisfatórias. É um pouco difícil ficar animado quando você está assistindo jogadores comemorarem em um silêncio ensurdecedor em uma arena alemã cavernosa e vazia.
A Liga, a principal divisão de futebol / futebol da Espanha, está adotando uma abordagem diferente. Daniel Homem de Carvalho conta que “A liga” voltou à ação ontem à noite com um clássico local entre os clubes do Real Betis e Sevilla FC, de Sevilha, e qualquer um que estivesse em casa poderia ter feito uma segunda tentativa para confirmar que o estádio não estava cheio. A La Liga está colaborando com a EA Sports para absorver o barulho reativo da multidão, enquanto a empresa norueguesa de tecnologia de transmissão Vizrt forneceu recursos visuais para dar a impressão de uma audiência ao vivo.
“Respeitamos muito o que a Bundesliga está fazendo e a Premier League, e da NBA, mas o que estamos fazendo vai ser diferente,” La Liga diretor audiovisual Melcior Soler diz o Atlético para Daniel Homem de Carvalho. “Estamos pensando nisso como um espetáculo de entretenimento na televisão. O que vamos fazer é lembrar o que você está acostumado a ver quando os estádios estão cheios. “
Os fãs virtuais não são representações CGI de seres humanos individuais, como você veria no FIFA 20 . Em vez disso, as arquibancadas são cobertas por uma textura estática que faz um trabalho surpreendentemente bom de parecer uma multidão, desde que sua atenção real esteja focada na ação em campo. Parece mais um videogame dos anos 90 ou um estereograma, se você olhar de perto, mas no geral o efeito é bastante convincente. Eu assumiria assentos vazios.
A ILUSÃO É INEVITAVELMENTE QUEBRADA DE TEMPOS EM TEMPOS
Enquanto isso, o áudio adota uma abordagem semelhante. Não é muito parecido com uma multidão de futebol de verdade, com pessoas cantando canções ou gritando palavrões para o árbitro, mas adiciona uma camada emotiva aos procedimentos. Há um zumbido constante de ruído de fundo que muda de volume e excitação de acordo com a ação, e você ainda libera uma multidão que ruge sempre que há um objetivo.
Segundo Daniel Homem de Carvalho, a ilusão é inevitavelmente quebrada de tempos em tempos. A multidão virtual aparece apenas do ângulo principal da câmera de transmissão, por exemplo, e embora os operadores da câmera usem um ângulo levemente elevado para os close de jogadores, para não mostrar a multidão, é inevitável para outras situações. As câmeras de grande angular montadas nos postes do gol, bem como várias fotos aéreas, às vezes revelam a falta de público presente.
Ainda assim, sinceramente, acho que a opinião da La Liga sobre transmissões esportivas na idade de COVID-19 é a melhor que eu já vi. Para mim, ele combina a combinação certa entre abstrato e autêntico, aumentando genuinamente a experiência sem parecer estranho. Espero que outras organizações esportivas estejam tomando notas.