O bom relacionamento com o cliente é o fator determinante para o sucesso de qualquer organização. Afinal, a concorrência cresceu, aprimorou-se e fez com que os consumidores ficassem cada vez mais exigentes, tornando a busca pela satisfação do cliente fundamental.
Por isso, o marketing de relacionamento conquistou muito destaque nos últimos anos. Hoje, a ferramenta é indispensável dentro do ambiente corporativo, a fim de auxiliar na captação de clientes e promover manifestações positivas a respeito da marca.
Dessa forma, é importante mencionar que entregar produtos e serviços de qualidade não é mais o suficiente. É preciso, mais do que oferecer uma boa experiência de compra, dar algo a mais para encantar e conquistar a admiração dos consumidores.
Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de mostrar a você, profissional, como usar o marketing de relacionamento para captar novos clientes. Nele, você encontrará 3 maneiras simples de aplicar essa estratégia. Continue lendo!
1. Converse nas redes sociais
As redes sociais são os principais canais de comunicação do marketing digital. Então, que tal utilizá-las em sua estratégia de relacionamento? Antes de mais nada, é preciso mencionar que a interação nesses canais precisa acontecer de forma regular.
Dessa forma, avalie as melhores datas de postagem e elabore um cronograma de publicação. Na verdade, o que importa nesse momento é estar presente no feed do seu público-alvo.
Além de promover postagens e conteúdos, você pode esclarecer dúvidas de caldeiraria industrial, criar canais de debate ou até mesmo utilizar as redes sociais para vender. Isso não quer dizer que a sua presença precisa ser diariamente em uma única plataforma.
Você pode, por exemplo, usar o Linkedin para promover conteúdos de qualidade e corporativos, como um artigo ou blog. No Instagram, é possível compartilhar o dia a dia da empresa e as formas de produção. Basta analisar o melhor canal para o seu negócio.
2. Pense em datas importantes
Lembrar de datas importante é uma ótima maneira de mostrar para o cliente que você se importa com ele. Afinal, nesse momento é preciso ir além. Então, além de se preocupar com o processo de compras, lembre-se de períodos comemorativos.
Nesse sentido, você pode apostar, por exemplo, em enviar um e-mail em datas comemorativas, como: aniversários, natal, ano novo, entre outros. Uma ótima alternativa é oferecer um desconto, ou até mesmo um brinde voltado a detector de gás, por exemplo.
3. Ofereça um atendimento personalizado
Essa etapa, embora pareça óbvia, é muito necessária. Desse modo, oferecer um atendimento personalizado ao cliente é fundamental. A tecnologia, aliás, pode ser uma grande aliada na sua estratégia de marketing de relacionamento.
Uma boa alternativa é utilizar os chatbots ou chats online, que proporcionam agilidade ao processo e podem responder dúvidas em questão de minutos, mesmo aquelas mais específicas, como a taxa de entrega de um carrinho plataforma.
É importante mencionar que o marketing de relacionamento tem como base a confiança. Então, nada melhor do que um atendimento rápido e eficiente. Afinal, de nada adiantará ter um produto incrível se o cliente não for atendimento de uma forma positiva.
E você, já aplicou o marketing de relacionamento? Como foi a sua experiência? Conta pra gente!