A internet é o principal meio de comunicação do mundo. Para se ter ideia, um estudo recente da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das nações Unidas, revelou que 3,9 bilhões de pessoas utilizam a rede.
A pesquisa, por sua vez, apontou que o índice equivale a 51% da população mundial. Com isso, não restam dúvidas: a internet nunca esteve tão presente na vida da sociedade contemporânea. A partir disso, é possível notar a importância dos meios digitais.
Dessa forma, tudo passa pelo âmbito digital. Inclusive, as estratégias de marketing que, antes, eram limitadas ao espaço físico e presencial. No entanto, na medida em que a internet evoluiu, o marketing digital conquistou o seu espaço dentro das organizações.
Pensando na exigência dos consumidores e no consequente alcance do marketing digital, listamos as 5 principais vantagens dessa ferramenta personalizada, mensurável, conveniente e, claro, digital. Confira a seguir:
1. Mensuração de resultados
A internet permite acompanhar todos os passos do consumidor, desde a coleta de dados até a análise de hábitos em relação às preferências de mancal de rolamento, por exemplo.
Nesse sentido, com a utilização da ferramenta correta, é possível gerar uma série de opções para analisar, interpretar dados sobre o comportamento do consumidor e utilizá-los nas suas estratégias de marketing.
Dessa forma, vale dizer que esse nível de mensuração não é possível na propaganda offline. Afinal, como contabilizar quem viu a sua propaganda no rádio? Quem pegou o seu folheto na rua? Entre uma série de outras questões.
2. Relacionamento e atendimento contínuo
Você já deve saber que a internet permite que os consumidores entrem em contato com as organizações 24 horas por dia, certo? Por isso, o relacionamento e o atendimento personalizado são aspectos que estão nas vantagens do marketing digital.
Por meio de blogs, sites ou redes sociais, a sua marca pode interagir frequentemente com os clientes, gerando uma relação forte e duradoura.
Além disso, com a construção de um bom relacionamento, a sua marca será lembrada pelas pessoas durante o processo de compras, mesmo em segmentos específicos, como lojas de molas de compressão. Aumentando assim, o número de vendas.
3. Facilidade de fidelização
Engana-se quem pensa que proporcionar uma boa experiência de compra é o suficiente. Na verdade, é fundamental focar na fidelização do cliente, uma vez que só assim ele continuará buscando os produtos da sua marca.
Outra característica do marketing digital é que na medida em que o relacionamento com o cliente se fortalece, a admiração e a disseminação da marca no mercado começa a potencializar-se.
Portanto, com as estratégias do marketing digital, a sua companhia pode atuar na fidelização dos clientes por diversas ações, como: e-mail marketing, pós-venda, descontos em caldeiraria industrial, promoções, entre outras alternativas.
4. Autoridade de mercado
Por fim, trabalhar com a publicação de artigos e materiais ricos nas redes sociais ou blogs aumenta as chances de conquistar a autoridade de mercado. Afinal, uma vez que você mostra ser uma autoridade no assunto, logo prende a atenção do consumidor.
Dessa forma, oferecer informações relevantes para os clientes e potenciais clientes fará com que as pessoas vejam a sua empresa como referência de mercado. Com isso, a confiança na sua marca aumenta significativamente.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.