Todo empreendedor busca desenvolver um negócio sustentável, seguro, rentável e, claro, que permaneça ativo mesmo durante uma crise. No entanto, a instabilidade econômica faz parte de qualquer empreendimento, por isso, é fundamental tornar a inovação uma aliada.
Em contrapartida, em tempos de crise, principalmente a atual que não afeta apenas o Brasil, mas também o mundo, empreender é a melhor maneira de manter a renda e não fazer parte dos índices de desemprego.
Portanto, como mencionamos anteriormente, a inovação precisa se tornar um hábito para que o empreendedor consiga transformar o cenário mercadológico atual e revolucionar as ideias já adaptadas a realidade empresarial.
Sendo assim, se você deseja aplicar um pouco de ousadia e criatividade na criação de seu empreendimento, separamos 5 dicas de negócios viáveis para empreender durante a crise. Continue lendo!
1. Venda de cosméticos
Geralmente, as pessoas tendem a reduzir os custos em tempos de crise. Afinal, não só o cenário mercadológico é afetado, mas a rentabilidade da população também. Em contrapartida, o segmento de beleza não para de crescer mesmo com a instabilidade.
Afinal, vale ressaltar que a demanda de consumo de cosméticos não diminui. Nesse sentido, perfumes, maquiagem e itens de higiene pessoal continuam ganhando relevância no mercado.
Engana-se quem pensa que essa área atende apenas o público feminino. Aliás, os homens estão desembolsando cada vez mais dinheiro com produtos voltados a beleza pessoal e utilizando o etiqueta código de barras para os produtos.
2. Alimentação
Outro setor que não sofre com os impactos da economia é a alimentação. Inclusive, em uma época de pandemia, as pessoas estão buscando cada vez mais por refeições práticas, uma vez que trabalham e estudam em casa.
Com isso, é comum notar que a maioria opta por comidas mais saudáveis e que sejam práticas no dia a dia. Um ótimo exemplo são as quentinhas ou as marmitinhas fitness, para aqueles que sejam seguir uma alimentação saudável.
Outra alternativa é investir em pratos prontos ou que sejam práticos de serem consumidos. Lembre-se de alinhar a praticidade, rapidez e uma alimentação balanceada.
3. Empresas digitais
A evolução da internet proporcionou inúmeras vantagens ao âmbito empresarial. E, em tempos de crise, empreender no ambiente digital é uma ótima opção para quem não pode fazer grandes investimentos.
Nesse sentido, é possível reduzir alguns custos, como: aluguel, água, porta contra incêndio e energia. Além disso, o comércio eletrônico não possui barreira geográfica, ou seja, é possível alcançar uma ampla rede de pessoas.
4. Franquias
As franquias têm conquistado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Afinal, elas são ideias para quem não possui ideias criativas para criar um empreendimento do zero.
Para enfatizar esse argumento basta analisar os dados: apenas no 2° semestre de 2019, o mercado de franqueamento cresceu 11% e se tornou a melhor opção para a população que tem enfrentado o fantasma do desemprego e a consequente falta de recursos econômicos.
Além do mais, as chances de sucesso com esse segmento são muito maiores em comparação a um negócio próprio. Principalmente se a escolha for uma organização conhecida, como indústrias de broca de aço rápido, por exemplo.