Desde o surgimento da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, ou também conhecido como Covid-19, a situação das empresas é um dos assuntos mais comentados no mundo todo.
Afinal de contas, a crise do coronavírus está impactando todo o mundo e gerando uma gama de transformações, tanto na vida das pessoas como também nas empresas em todos os setores, como indústrias, comércios e prestadoras de serviços de manutenção de chiller, por exemplo.
E uma das áreas que a pandemia mais está impactando é no financeiro dos negócios. Devido a isso, é essencial que as empresas estejam preparadas para mudar diversos processos internos e enfrentar as mudanças.
Enxergar a crise do coronavírus com positividade e mudar as estratégias pode fazer desse desafio uma grande oportunidade.
E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para explicar como é desenvolver um bom plano de contingência e adaptar o seu negócio para lidar com essa nova realidade! Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando!
1- Queda nas vendas
Um dos impactos mais comentados nos últimos tempos em reação a milhares de empresas é uma queda expressiva na taxa de vendas.
Claro, o cenário da crise acaba afetando mais alguns ramos do que outros. Empresas que fabricam e vendem cesta básica de alimentos é uma dos setores que continuam a todo vapor, assim como as redes de comércio alimentício, hospitais e farmácias.
Já empresas de turismo, por exemplo, tiveram que lidar com uma situação drástica de cancelamento de pacotes e reservas.
No entanto, é essencial que os empreendedores de todos os segmentos estejam preparados e tenham uma reserva de emergência para sustentar a empresa durante um determinado período.
De acordo como o consultor Márcio Iavelberg, da consultoria Blue Numbers, o ideal é estimar uma queda de 30% a 50% no faturamento bruto nos próximos 2 a 3 meses.
2- Monitore constantemente o seu fluxo de caixa
Especialmente para empresas de pequeno porte, o monitoramento no fluxo de caixa ainda é algo muito distante da realidade.
E como resultado, isso pode confundir ainda mais os empreendedores de como está a situação real de um negócio.
Segundo o consultor do mesmo levantamento, os pequenos negócios costumam não separar com frequência as despesas fixas e variáveis de uma empresa.
E nessa hora é muito importante que o planejamento seja feita, pois em momentos de crise gerado pelo coronavírus, os gastos variáveis caem de maneira proporcional às vendas.
A recomendação do Iavelberg é que o empreendedor dívida todas as suas despesas em duas categorias, e análise o que é realmente necessário para manter o negócio diante da crise do coronavírus.
3- Diálogo é a melhor opção em épocas de coronavírus
Mais uma dica para se prevenir no atual cenário do coronavírus é com muita comunicação entre a cadeia de stakeholders dos negócios.
Ou seja, se você tem uma indústria de piso de concreto, e possui dívidas com seus fornecedores, a recomendação do consultor é dialogar com todas essas empresas com antecedência.
Dessa forma, é possível chegar a uma boa negociação e que favoreça ambas as partes. Iavelberg também frisa a importância de renegociar as dívidas antes mesmo que elas apareçam.
4- Empréstimos apenas quando necessário
Por fim, com a chegada da pandemia do coronavírus, os empréstimos podem ser uma incógnita para muitos empreendedores.
Isso, pois muitos podem não conseguir sanar essa negociação em um prazo adequado, o que prejudicará ainda mais os gestores ao longo prazo.
Por isso, antes de contratar um empréstimo, o consultor ressalta que é extremamente importante avaliar se ele é realmente necessário, e se o empreendedor conseguirá pagar todas as parcelas.
Seguindo todas essas dicas, sua empresa estará preparada financeiramente para enfrentar a crise econômica do novo coronavírus e conseguir se desenvolver de maneira sustentável no mercado! Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.