Sim, é possível criar uma indústria online. Não estamos falando que você não irá precisar de máquinas, equipamentos e mão-de-obra necessária.
No entanto, hoje em dia, os avanços tecnológicos proporcionaram uma gama de benefícios para milhares de empreendedores que desejam se destacar e reduzir seus custos de forma expressiva.
E por isso, muitos empreendedores que estão presentes no ramo industrial não precisam mais ter custos e esforços para transformar o seu local de obra em um escritório de negócios. Muitos deles já começaram a oferecer seus produtos e serviços apenas pela internet.
Além disso, muitas indústrias que fabricam diversos tipos de produtos, como o molde de injeção plástica, por exemplo, montaram o seu negócio e vem ganhando sucesso por meio do universo online.
Ou seja, elas fabricam os seus produtos e impulsionam seus esforços para alcançar inúmeros clientes nos meios online. O resultado disso é maior otimização nos processos operacionais e melhor gerenciamento da comunicação instantânea com os clientes!
E você, quer saber como criar a sua indústria e vender de forma totalmente online? Então neste post vamos te ensinar todos os detalhes. Está preparado?
1- Defina seu produto e público-alvo
A primeira coisa antes de montar a sua empresa no setor industrial é definir bem o seu produto e público-alvo.
Isso, pois os produtos e serviços que sua indústria irá oferecer estão ligados às necessidades de um determinado público.
Vamos supor que você queria vender placa de circuito impresso dupla face na internet, por exemplo. Quem são as pessoas que irão se interessar? Qual sua média de faixa-etária, gênero e renda, entre outros dados demográficos?
Definir todos os dados e informações sobre o produto oferecido e o seu público são fundamentais. Dessa forma, você terá mais clareza de quais estratégias seguir para alcançar os potenciais clientes e maximizar suas vendas.
Além disso, ter um produto e um público-alvo bem planejado e definido é essencial para seguirmos para o próximo tópico! Vamos lá?
2- Escolha a sua plataforma de vendas na internet
Após saber quem é o seu público e quais produtos vai oferecer a ele, chegou o momento de escolher a sua plataformas de vendas na internet.
Existem milhares de plataformas diferentes. Entre elas, está o site, uma página exclusiva que sua empresa pode criar e criar estratégias para se posicionar nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo.
Outra opção são as redes sociais, que servem tanto para aperfeiçoar e otimizar a comunicação, como também para estabelecer vendas diretas!
Também há os marketplaces na internet disponíveis para as indústrias B2B (Business to Business) e B2C (Business to Client).
O marketplace é um espaço espaço onde vários compradores e vendedores se reúnem.
Se você realiza serviços de manutenção de chiller para outras empresas, por exemplo, isso faz parte do modelo B2B. Já se você oferece produtos para clientes físicos, o modelo é o B2C.
3- Analise a logística de entrega
Mais um ponto essencial para planejar é como será feito o sistema de entrega e recebimento dos seus produtos.
Ou se sua indústria é uma prestadora de serviços, analise qual o planejamento necessário para que as máquinas e ferramentas necessárias possam ser movimentadas sem impedimentos.
Além disso, é muito importante gerenciar corretamente seu estoque e criar planos para gerar mais rotatividade. Analise também como será dado o processo de rastreamento pelas transportadoras e procure pelos melhores fornecedores do mercado.
Dessa forma, sua indústria poderá alcançar um público muito maior concentrado na internet, além de aumentar as suas chances de vendas!
Agora que você já sabe tudo sobre como criar uma indústria online, o que está esperando para aplicar essas dicas em seu próprio negócio e se destacar? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.