Despertar o potencial dos colaboradores e manter a equipe engajada é fundamental para conseguir bons resultados, não é mesmo? Porém, engana-se quem pensa que está é uma tarefa fácil de executar.
Liderar uma equipe e ainda manter o engajamento dos funcionários nas causas da empresa e nas tarefas do dia a dia é uma função que exige muito cuidado e atenção.
Em geral, o clima do ambiente de trabalho é um dos principais fatores que afetam para a produtividade e a motivação do colaborador, e, por isso, é fundamental que a equipe se sinta valorizada e reconhecida por parte de organização.
Para despertar o potencial da sua equipe, separamos algumas medidas práticas para que os colaboradores fiquem mais engajados na execução de suas atividades. Acompanhe!
5 dicas para ter uma equipe engajada
Em sua maioria, as organizações focam as suas estratégias para o público externo – ou seja, os clientes. Mas, nesse caso, é preciso inverter a direção da chavinha. Consegue imaginar o que isso quer dizer?
É bem simples: a preocupação primária de uma empresa não deve estar baseada nos consumidores, mas também no seu público interno – os seus próprios colaboradores – pois funcionários motivados são mais produtivos.
Sendo assim, separamos 5 dicas práticas para potencializar o engajamento da sua equipe. Ficou curioso? Acompanhe!
1. Dê valor aos colaboradores
O primeiro passo para manter uma equipe engajada é a valorização do colaborador. Mais do que receber um bom salário e ótimas bonificações, o funcionário almeja ser reconhecido pelo o que faz.
Além disso, quando falamos em valorização, é fundamental pensar em meios para beneficiar a equipe com uma renda extra ou permitir que os funcionários escolham um dia de folga. Essa dica é fundamental para manter o desempenho do colaborador.
Valorizar é sinônimo de reconhecer os seus feitos, abrir espaço para expor ideias e opiniões, parabenizá-lo por um bom trabalho ou oferecer cursos de capacitação. Parece óbvio, não é? Mas são essas ações simples que fazem diferença no engajamento da equipe.
2. Forneça feedbacks
Outra maneira fundamental para desenvolver uma equipe é fornecer feedbacks constantes. A avaliação e a orientação de um líder funcionam como um mentor para o trabalhador repensar a forma que está realizando as suas atividades.
Com um feedback objetivo e cauteloso, o colaborador pode concluir as suas tarefas de forma mais assertiva e entregar ótimos resultados.
Funciona mais ou menos assim: o funcionário recebeu um feedback positivo da forma que vem conduzindo a manutenção de elevador do edifício, por exemplo. Com isso, as chances dele passar a trabalhar mais motivado e executar as tarefas com perfeição aumentam significativamente.
Entretanto, vale ressaltar que o momento de repassar o feedback deve ser feito com muito cuidado, para que nenhum ponto levantado venha constrangê-lo. Além de bom senso, é vale uma ressalva ‘’elogiar em público e corrigir em particular’’.
3. Disponibilize benefícios
A política de benefícios é uma ótima estratégia para manter a equipe motivada. Além de apresentar preocupação com o bem-estar do colaborador, os benefícios disponibilizados pela empresa vão mostrar que a organização valoriza o seu trabalho.
Você pode pensar em oferecer cursos online, acesso a clubes de esporte e academias, disponibilizar cesta básica de alimentos ou até propor a redução do valor do ingresso do cinema
4. Lidere de forma colaborativa
A liderança é outro aspecto de engajamento e bom desempenho dos colaboradores. Um bom líder consegue realizar estratégias para manter os colaboradores motivados e dedicados as suas funções, pois mostram a importância do indivíduo dentro da equipe.
Além disso, outro ponto importante de uma boa liderança é o modelo colaborativo, ou seja, liderar pelo exemplo. Para ser um bom líder, não basta apenas dizer o que deve ser feito, e sim, mostrar, por meio de atitudes, como são essas ações na prática.
A liderança é uma das principais influenciadoras de uma organização. Por isso, seja um líder acessível, aberto, participativo e capaz de conquistar a sua equipe e, consequentemente, os seus clientes.
5. Cuide do clima organizacional
Por fim, vale lembrar da importância de manter um clima agradável no ambiente de trabalho. O clima organizacional é o que faz com que os colaboradores se sintam à vontade dentro da organização, acolhidos pelo líder e respeitados pelos colegas de trabalho.
Por isso, cuide do ambiente para que ele seja atencioso, cordial e colaborativo, afinal, as pessoas se sentem mais motivadas quando desempenham as suas funções em espaços agradáveis.
Imagine trabalhar com alpinismo industrial. Essa atividade é executada nas alturas, por profissionais bem preparados e seguros. No entanto, se eles não tiverem um clima organizacional agradável, certamente não vão realizar as atividades com eficiência e motivação.
Gostou?
Gostou de saber mais sobre como potencializar o desempenho da sua equipe? Então, coloque as dicas em prática para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa, a qualidade de vida dos colaboradores e obter os melhores resultados!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.