Toda estratégia de crescimento deve estar alinhada com a tecnologia. Afinal, com as transformações tecnológicas, muitas organizações abriram espaço para o marketing digital, com a finalidade de ganhar destaque e gerar resultados em um mercado tão competitivo.
Dessa forma, é impossível que uma empresa, no atual cenário, atinja o seu público alvo sem o auxílio dos mecanismos digitais. Para se ter uma ideia, são 126,3 milhões de usuários ativos na internet, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ou seja, o marketing digital está diretamente relacionado com o crescimento do seu negócio. Sendo assim, é fundamental conhecer o real significado desse conceito e como ele pode ser vantajoso para a sua marca. Ficou curioso? Acompanhe!
O que é marketing digital?
Se você procurou por este post certamente está pensando em dar um ‘’up’’ em suas estratégias, não é mesmo? Antes disso, precisamos entender o conceito por trás dessa forte ferramenta!
Marketing digital é o termo utilizado para promover produtos ou marcas no ambiente online. Essa é uma das principais maneiras de uma organização manter a comunicação com o público-alvo, de forma clara e efetiva.
Por exemplo: o anúncio de um pergolado de madeira com deck. Nesse sentido, a organização desenvolve estratégias para que o consumidor clique na campanha e estabeleça o primeiro contato com a organização.
Além disso, essa ferramenta é a melhor forma para caracterizar todas as estratégias de marketing que vemos hoje. O conceito é usado para resumir toda e qualquer ação desenvolvida no ambiente online.
Usando canais digitais – como sites, blogs, redes sociais, e-mail, entre outros – as organizações conseguem solucionar as dores e necessidades dos seus potenciais clientes.
Não pense que as ações digitais se limitam apenas às empresas privadas. As estratégias também são muito utilizadas em universidades, ONGS, associações e igrejas.
Quando pensamos em aumentar o número de vendas, atrair mais clientes, gerar novas oportunidades de negócio, logo relacionamos esses objetivos ao marketing digital.
Vantagens do marketing digital
Ainda não está convencido sobre o marketing digital? Sendo assim, separamos 6 vantagens que só essa ferramenta pode proporcionar ao seu negócio! Boa leitura!
1. Segmentação do público
Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de segmentar o público. Resumidamente, uma ação de segmentação garante que você encontre o seu potencial cliente na hora certa e aja de forma coerente obter novos leads.
Nos meios de comunicação tradicionais, embora haja um certo direcionamento de público, as campanhas publicitárias tendem a atingir o maior número de pessoas possível, dificultando a conversão em potenciais clientes.
Com os meios digitais, o processo de interação e as etapas sofrem algumas modificações, a medida que o usuário consome conteúdo disponibilizado pela empresa, eles deixam rastros sobre o tipo de produto ou serviços que necessitam.
Dessa forma, analisando as informações fornecidas, o direcionamento das ações de marketing se tornam mais efetivas.
2. Presença digital
É comum que as empresas de pequeno porte necessitam de uma dedicação maior para serem notadas. Entretanto, em uma era que os consumidores estão a todo momento conectados, essa estratégia pode ser colocada em prática com mais agilidade e baixo investimento.
Além de atrair novos clientes, a presença digital ajuda a construir a identidade da marca, a posicionar melhor a organização no mercado e, os usuários que já conhecem o seu trabalho, conseguem acompanhar as novidades da área.
Portanto, aproveita a facilidade da interação digital, da produção de conteúdo para que te encontrem nos mecanismos de busca, explore todas as ações do marketing digital e se destaque da concorrência!
3. Credibilidade
O sucesso de um negócio no mercado está diretamente ligado a credibilidade da marca. Porém, os critérios para alcançar o pódio vão além de oferecer produtos de qualidade, demonstrar o quanto a sua empresa entende sobre o assunto é o que vai gerar a referência no seu segmento de atuação.
Consegue imaginar a vantagem disso? Uma marca referência no seu segmento sempre será reconhecida pelos consumidores, distribuidores, fornecedores, entre outros. Nesse sentido, o marketing digital te tornará uma autoridade se você participar da nutrição de:
- Sites e blogs empresariais;
- Marketing de conteúdo;
- Mídias sociais;
- Informações sobre o produto: benefícios sobre o envelope awb para o meio ambiente, por exemplo.
4. Fidelização de clientes
Como mencionamos anteriormente, o marketing digital é fundamental para criar uma ponte de encontro com o público-alvo. Contudo, é preciso se preocupar em estabelecer um vínculo definitivo com os consumidores, ou seja, aprimorar a relação mesmo após a experiência de compra.
Além disso, um processo de fidelização fará com que os clientes compartilhem opiniões positivas sobre a sua marca, colaborando para a atração de novos leads e na expansão da sua rede de contatos.
5. Mensurar resultados
Uma das maiores vantagens do mundo virtual é que ele possibilita o acesso remoto a dados e acompanha o desempenho das ações de marketing.
Em contrapartida, no marketing tradicional não é possível mensurar os resultados: você nunca saberá o número exato de pessoas que compraram um jornal, por exemplo.
Agora, com o marketing digital, é possível saber quantas pessoas viram os seus anúncios, visitaram o seu site ou interagiram em um post nas mídias digitais.
Essa etapa é fundamental para identificar as ações que foram eficientes e outras que devem ser deixadas de lado.
Monte suas ações!
O marketing digital pode proporcionar excelentes resultados para um negócio. Além disso, com estratégias desenvolvidas para a retenção de resultados, sua marca investe pouco dinheiro e aumenta significativamente o número de vendas!
O que achou das vantagens que o marketing digital pode trazer para uma empresa? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.