O marketing digital deixou de ser apenas um conjunto de estratégias, para se tornar uma questão de sobrevivência para as empresas.
Afinal de contas, a maioria das empresas que o utilizam conseguem aumentar as suas chances de se desenvolver no mercado, se destacar da concorrência e obter sucesso!
As estratégias de marketing digital, apesar de ainda serem muito recentes e utilizarem apenas os meios onlines, já está ganhando mais espaço do que as estratégias de marketing tradicional.
Para você ter uma ideia, um estudo realizado pela AdWeek comprovou que mais de um terço dos diretores de marketing afirmam que os meios digitais serão responsáveis por cerca de 75% dos investimentos em marketing nos próximos anos.
Ou seja, se você pensa em adotar ações diferenciadas e gerar resultados positivos para o seu negócio, o marketing digital é exatamente o que sua empresa está precisando! Quer saber como ele pode ser benéfico para seu negócio? Então não deixe de nos acompanhar nesse post!
O que é o marketing digital?
De maneira básica, o marketing digital pode ser caracterizado como um conjunto de ações e estratégias aplicadas aos meios digitais, para que sua empresa tenha uma série de resultados positivos.
Muitas pessoas acreditam que o marketing digital, assim como o marketing tradicional tenham relação apenas com as vendas ou com a visibilidade da marca.
No entanto, todas as estratégias que envolvem o marketing não interferem diretamente nas vendas. É um conjunto de ações que agregam valor a uma organização e, como consequência dessas melhorias, o negócio consegue maximizar suas chances de vendas.
Por isso, é certo dizer que o marketing digital não causa um aumento direto nas vendas, no entanto, se suas ações forem bem planejadas e elaboradas, ele pode ser um impulsionador indireto.
Algumas estratégias mais utilizadas no marketing digital é o marketing de conteúdo, Inbound e Outbound marketing, e-mail marketing, marketing de resultados, Link Building, entre outros.
Cada uma dessas ações possuem um benefício único e que irá satisfazer uma necessidade diferente da organização.
Se você presta serviços de instalação câmera de segurança, por exemplo, e deseja obter mais tráfego em sua plataforma, então o marketing digital pode ajudá-lo por meio das estratégias de SEO, por exemplo.
Por essa razão, é de suma importância que, antes de qualquer planejamento de marketing digital, sua empresa saiba exatamente quais são suas necessidades e seus objetivos de curto, médio e longo prazo, para assim, ter mais clareza em qual estratégia escolher.
Você também pode escolher mais de uma estratégia. O que importa é que todas as ações sejam realizadas de forma persistente e bem elaboradas, até que surjam resultados sólidos em seu negócio.
Quais as principais vantagens do marketing digital?
Agora que você já sabe sobre o que se trata o marketing digital, vamos ver abaixo quais são as suas principais vantagens e benefícios, por isso, continue nos acompanhando!
Ser facilmente encontrado pelo seu público
Nem precisamos dizer que, com a utilização do marketing digital, seu negócio pode se tornar uma referência para as pessoas que estão com necessidade dos seus produtos e serviços.
Se você vende célula de carga, por exemplo, algumas estratégias como o marketing de conteúdo e inbound marketing vai fazer com que mais leads (potenciais clientes) te encontrem de forma mais facilitada.
Além disso, com algumas estratégias de marketing digital, como o Google Adwords, por exemplo, é possível que seu site ou seus conteúdos estejam anunciados e posicionados nas primeiras páginas de busca do Google, ou até mesmo em sites parceiros da empresa.
Assim, fica muito simples os clientes interessados entrarem em contato com sua empresa, não é mesmo?
Ter mais facilidade em gerenciar o funil de vendas
O funil de vendas basicamente diz respeito às etapas de venda que sua empresa terá com um potencial cliente.
Essa etapa se inicia desde o recebimento dos primeiros dados desse lead, até as estratégias de relacionamento e nutrição e o fechamento de uma compra.
O marketing digital possui diversas ferramentas de automação, onde a empresa pode gerenciar cada etapa de venda com mais facilidade e otimização.
Por isso, se torna mais simples captar novas informações de leads, se relacionar e encontrar propostas chamativas para que os leads se convertam em consumidores fidelizados.
Automatizar diversos processos
Sabemos que os avanços tecnológicos estão dominando cada vez mais empresas e setores de diversos segmentos.
Esses avanços possuem o objetivo de tornar os processos o mais simples possíveis de serem executados, e até mesmo não precisá-los executar de forma manual.
Esse é o caso do robô industrial, por exemplo, que realiza uma série de atividades operacionais nas indústrias de maneira inteligente.
A semelhança entre ele e marketing digital é que essas estratégias inovadoras também permitem que o gestor não precise executar tarefas difíceis ou complexas, como captar o e-mail de um lead, por exemplo.
Basta programar esse sistema em sua plataforma por meio das ferramentas de automação e pronto! Leads com interesse em sua empresa vão aparecer.
A maior dificuldade do marketing digital não está em aplicar as ações em si, mas sim, está em como aplicá-las e se ela será realmente útil e se irá agregar resultados para a empresa.
É por isso que o planejamento e monitoramento das ações são fundamentais dentro do marketing digital.
Fidelizar clientes
Por fim, mais uma das vantagens do marketing digital é a capacidade de fidelizar clientes. Isso mesmo!
Mesmo após otimizar os processos de compra, o marketing digital possui uma infinidade de ferramentas para que as empresas mantenham um bom relacionamento com seus clientes.
As estratégias nas redes sociais e o e-mail marketing são exemplos de plataformas onde a empresa pode se aproximar de maneira mais otimizada aos seus clientes, e estimular uma recompra ou uma recomendação para outras pessoas (marketing boca a boca).
Agora que você já sabe tudo sobre as vantagens do marketing digital, o que está esperando para aplicar essas estratégias em seu próprio negócio e obter sucesso? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais