Provavelmente você já deve ter ouvido sobre as inúmeras vantagens atribuídas a sustentabilidade empresarial. Mas, vale ressaltar que ela também proporciona um conjunto de desafios para quem realmente deseja adotá-la.
Dessa forma, a sustentabilidade empresarial não envolve apenas questões de responsabilidade social e ambiental. Esse conceito também tem um grande peso nas ações estratégicas de uma organização.
Mas quais são os desafios de quem planeja implementar essa política no seu negócio? A sustentabilidade parece um conceito tão simples, não é mesmo? Será que isso envolve apenas o descarte correto do lixo ou campanhas de reciclagem?
Afinal, o que é sustentabilidade empresarial?
Você já deve ter lido muito a respeito da sustentabilidade tradicional, certo? Porém, nesse caso, a sustentabilidade empresarial se difere um pouquinho da que estamos acostumados a ler.
Enquanto a sustentabilidade tradicional abrange práticas como a poluição do ar e a degradação do meio ambiente, o foco da questão empresarial é a criação de uma organização econômica e civilizatória.
Nesse sentido, a sustentabilidade empresarial prioriza a preservação dos recursos, minerais e a ética política perante o meio ambiente. O desenvolvimento dessas ações propõe uma maior integração entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais, por meio de estratégias centradas nas questões sociais e, claro, sustentáveis.
Em outras palavras, a sustentabilidade empresarial é o conjunto de políticas e ações, economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis, aplicadas ao processo de produção de uma empresa.
Vantagens da sustentabilidade empresarial
A sustentabilidade empresarial, quando adotada corretamente, pode gerar mais visibilidade para a marca e melhorar a sua imagem perante o consumidor e a sociedade em geral.
Com a grande relevância do termo e a expansão da consciência ambiental na sociedade, a demanda por produtos e serviços que minimizem os impactos ambientais aumentou. Ou seja, cada vez mais os consumidores buscam por organizações que tenham como responsabilidade as questões socioambientais.
Mas, não pense que a sustentabilidade empresarial se baseia apenas em estratégias rasas de marketing, mais conhecido como greenwashing.
Para ficar alinhado com o conceito da sustentabilidade empresarial, as práticas adotadas pela empresa devem apresentar resultados significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Geralmente, as organizações acreditam que, o investimento com práticas sustentáveis pode ser a representação de perda financeira. Porém, isso é um grande equívoco!
Na verdade, além de melhorar a imagem da corporação e possibilitar a aquisição de novos clientes, algumas práticas como reciclagem, a compostagem, a estação de tratamento de água e a sua reutilização, podem influenciar na economia de energia que, impactam diretamente na redução de custos da produção.
Além disso, que tal explorarmos mais a fundo as vantagens da sustentabilidade empresarial? Ficou curioso? Acompanhe!
1. Publicidade positiva
Como mencionamos anteriormente, o consumidor está cada vez mais crítico e atento aos processos produtivos das organizações. Sendo assim, não é raro encontrarmos uma lista de empresas que não fazem testes em animais, que não estão envolvidas em polêmicas de trabalho escravo ou que tenham algum projeto sustentável.
Com isso, não restam dúvidas: a sustentabilidade empresarial melhora significativamente a imagem da organização, possibilitando publicidade positiva ao seu negócio.
2. Engajamento da equipe
Se o colaborador entende que as suas atividades conseguem influenciar outros aspectos que são vistos como princípios para ele, seu engajamento com o ambiente de trabalho tende a melhorar. Além disso, se o profissional enxerga qualidade naquilo que produz, ele passa a executar as suas tarefas mais motivado.
Por isso, é importante propagar os benefícios da sustentabilidade empresarial, engajar a sua equipe na causa e reconhecê-los por isso.
3. Economia
Grande parte das organizações ainda estão apegadas na ideia de que a sustentabilidade tem um custo caro. Mas essa não é uma verdade concreta. Claro, pode ser que a compra de copos biodegradáveis não seja tão barata a curto prazo, mas, futuramente, os valores se invertem.
Adotar práticas sustentáveis ainda reduz o desperdício de recursos, propõe a reutilização de materiais recicláveis e, consequentemente, apresenta uma economia significativa nas contas de água e luz, uma vez que estratégias voltadas a isso sejam implementadas.
Além disso, vale a pena estar atento aos benefícios fiscais que o governo oferece a empresas que adotam essas práticas.
4. Oportunidades para o negócio
Todo mundo analisa alguns critérios antes de fechar um negócio. Com isso, a sustentabilidade se faz cada vez mais presente nessas avaliações.
De acordo com Jean Bernardini, do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD), a estimativa dessa ligação entre responsabilidade ambiental e fechamento de negócio seja intensificada com a Agenda 2030.
Além disso, existe um conjunto de fundos e investimentos que só são distribuídos em organizações que praticam a sustentabilidade empresarial. Ou seja: ao se comprometer com o meio ambiente, a corporação amplia o seu crescimento.
5. Aumento da competitividade
Não importa qual seja o seu ramo de atuação, uma coisa é certa: o mercado está cada vez mais competitivo e a concorrência mais acirrada. Sendo assim, é fundamental ter algo que destaque a marca perante eles, não é mesmo?
Com a sustentabilidade, você certamente terá esse diferencial. E isso vale para qualquer empresa. Independente se for uma organização de envelope de segurança ou um restaurante.
Os empresários já perceberam o óbvio: os empreendimentos que não trabalhem com a responsabilidade social, economia e ambiental, correrão o risco de serem esquecidos pelos consumidores.
Desafios
O grande desafio enfrentado pelas organizações é entender as práticas sustentáveis e conseguir implementá-las de forma efetiva. Sendo assim, a preocupação se volta na incorporação dessas medidas no dia a dia e na evolução do reaproveitamento.
Os grandes obstáculos ficam centrados quando a gestão da organização se limita a enxergar todas as vantagens do desenvolvimento sustentável dentro da sua própria corporação.
Entretanto, esses desafios são superados quando as empresas aplicam em suas atividades diárias ações voltadas a reciclagem, correção no transporte de resíduos e não em conjunto a uma lona de caminhão e, além disso, com o reaproveitamento de diversos materiais.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.