O sonho de todo empreendedor é ver a sua marca se destacando no mercado, não é mesmo? Com ele, o desejo de se tornar referência no âmbito e autoridade no assunto vem ganhando cada vez mais espaço.
Afinal, o destaque da marca no mercado é algo fundamental para atrair novos clientes e fidelizar aqueles mais antigos. Porém, esse é um maiores desafios para as estratégias de marketing de uma organização: encontrar formas de gerar relevância no segmento que atua.
Uma das mais efetivas ferramentas para alcançar esse destaque, nos dias de hoje, com certeza é a internet. Com ela, você pode encontrar meios de tornar a sua marca uma autoridade perante uma concorrência tão acirrada.
Portanto, não basta ter apenas uma empresa, é preciso vender. E, para isso, é necessário aparecer. Quer saber, então, como usar as transformações digitais para se relacionar com o público-alvo de forma eficiente? Acompanhe!
Como atribuir destaque a sua marca
O mercado digital atua de forma direta nesse momento, sempre em renovação para garantir o melhor caminho entre a marca e o público-alvo.
Sendo assim, separamos as principais soluções que atuam diretamente com o mundo virtual. Veja:
1. Conheça o seu público-alvo
As ações de marketing só vão gerar o retorno esperado se a organização conhecer o seu público-alvo. Dessa forma, é possível saber a linguagem que deve ser usada, quais são as dores e necessidades desse grupo e, ainda, qual o tipo de conteúdo adequado para atingir a audiência esperada.
Por isso, o primeiro passo é conhecer o público-alvo um pouco mais a fundo. Nesse momento, é fundamental analisar quais são os interesses dos seus potenciais clientes e de que forma eles se comportam nos meios digitais.
O público que você precisa atingir tem mais de 18 anos? Menos? Eles gostam mais de conteúdos voltados ao ramo industrial, como uma célula de carga, ou algo mais descontraído? Por qual canal você chega até ele?
Afinal, quanto mais bem posicionados os seus conteúdos estiverem, melhores resultados eles alcançam, proporcionando maior relevância a marca e, consequentemente, destaque no mercado.
2. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que visa engajar o público- alvo e aumentar o número de potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante.
Afinal, quem quer continuar ativo no mercado precisa entender que o marketing de conteúdo não é mais uma opção – e sim, uma necessidade.
Dessa forma, o empreendedor que deseja continuar relevante para os seus clientes na atualidade, precisa marcar presença digital.
Com isso, a criação de conteúdo atua diretamente em estratégias de atração de clientes e aumento da visibilidade da marca. Além disso, quando bem implementada, essa ferramenta contribui para que a empresa se torne uma autoridade na área. Mas, antes disso, é preciso:
- Escolher temas que sejam atrativos para o público;
- Checar as informações ressaltadas;
- Fazer uma ótima campanha para os conteúdos compartilhados.
Outro aspecto que merece atenção são as novas tendências e novidades da área. Se você é um dos primeiros a falar sobre determinado assunto, é um sinal que você estuda sobre sua area. Com isso, mantenha-se sempre informado sobre o cenário econômico e social do seu segmento de atuação.
3. Verifique a eficiência do seu site
Pode parecer que não, mas o site da organização também é o responsável por manter a visibilidade da marca. Por isso, atribuía um layout descontraído, deixe a página com um aspecto agradável e utilize uma linguagem clara para repassar as informações a respeito da organização.
A melhor forma de obter uma análise complexa, é avaliando a estrutura da sua página. Sendo assim, veja a relação do logo da marca com as cores utilizadas e os menus do seu endereço virtual.
Além do mais, em um momento de avaliação, questionamentos são sempre bem-vindos. Com isso, responda a seguinte pergunta: a minha página garante uma boa experiência de navegação?
Essa etapa é crucial para que o usuário volte a visitar a sua página e passe mais tempo navegando por ela. Dessa forma, é fundamental apostar em ações que atuem na relevância do seu website!
4. Use as redes sociais
Não basta só criar um perfil no Facebook, Instagram e Linkedin – É preciso nutrir esses canais com postagens e conteúdos de interesse geral. Por isso, compartilhe notícias relevantes, responda as interações do consumidor, dê atenção às dúvidas e fique de olho nas avaliações da sua marca.
Por exemplo: o seu segmento atua com galvanização a fogo. Nesse sentido, não basta apenas compartilhar informações voltadas a esse trabalho, mas também notícias do mundo exterior e fatos locais.
As redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação que, inclusive, influenciam na atração de novos consumidores e aprimoram o relacionamento com os clientes fiéis a marca.
5. Defina a identidade da marca
Quanto mais forte a identidade da marca, maior a credibilidade dela perante o mercado. Assim, é possível que o público reconheça a organização facilmente, além de destacá-la facilmente da concorrência.
A sua marca já trabalha com elementos de comunicação atrativos? Caso não, chegou a hora de investir no logo, em cores e em uma linguagem que represente a empresa de uma forma única. Além disso, é fundamental investir em campanhas publicitárias para fortalecer a identidade da organização.
6. Conheça as tendências
A sua empresa deve conter um diferenciais únicos: responsabilidade, alinhamento com o interesse do público, relacionamento agradável com o cliente e forte identidade mercadológica.
Agora, coloque isso no papel e alinhe esses elementos as tendências do mercado. Claro, certamente parece um grande desafio, mas é uma atividade de análise para testar as melhores soluções aplicadas a marca.
Por exemplo: o robô industrial. O dispositivo realiza atividades que exigem precisão, força, atenção e eficiência. Uma indústria que trabalha com um software parecido, com certeza se difere da concorrência em relação a qualidade e agilidade.
Entretanto, como estamos falando dos canais digitais, podemos utilizar o Youtube como exemplo. Para a rede social, os vídeos são responsáveis por cerca de 80% de todo o fluxo online em 2019.
Motivo suficiente para considerar a implementação da plataforma nas suas ações de atração, divulgação e venda, não é?
Como colocar a divulgação em prática?
Por fim, resta analisar as vantagens e desvantagens que a sua marca tem apresentado. Para isso, é possível observar a forma que a sua concorrência atua e mensurar onde você tem errado e acertado.
E aí, quais das estratégias acima você tem usado? Alguma delas teve um retorno em potencial? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais