O sonho de todo empreendedor é alcançar os melhores resultados e alavancar o número de vendas, certo? Mas, para isso, é preciso inverter o foco da chavinha. Consegue imaginar o que isso quer dizer?
É simples: não focar apenas no consumidor final e na sua margem de lucro, mas também analisar o ambiente interno e todas as questões envolvidas nele. Ou seja, a satisfação e o engajamento da equipe.
Afinal, os colaboradores são a peça-chave para o desempenho das atividades e para o alcance dos resultados. Com isso, o endomarketing age diretamente na imagem que o consumidor tem da organização e a forma que lida com ela.
O que é endomarketing?
Endomarketing, mais conhecido como marketing interno, é o conjunto de estratégias voltadas ao ambiente interno da empresa.
Em outras palavras, é o responsável por promover a imagem da organização entre os colaboradores, resultando em uma equipe motivada e com menor índice de rotatividade.
A importância dessa estratégia se baseia na influência que o colaborador desenvolve dentro do ambiente de trabalho – ele possui contato direto com o processo produtivo e pode opinar a respeito da marca.
Por exemplo: vamos pensar em um funcionário de uma estação de tratamento de água. Quando estão satisfeitos com suas atividades e com o ambiente de trabalho, eles tendem a falar sobre as vantagens de trabalhar com a marca, levando muita gente a pensar que esse é o emprego dos sonhos.
Isso faz com que as pessoas tenham uma visão diferente do negócio e, às vezes, começam a enxergar a empresa com uma forma mais humana e carismática.
Considerando a quantidade de empresas que surgem todos os dias atreladas a um mercado tão competitivo, precisamos considerar: como eu posso me destacar?
Importância do endomarketing
Uma estratégia de endomarketing bem sucedida, proporciona vantagens para a organização em vários aspectos. Para se ter uma ideia, uma empresa que tem de 60 a 70% da equipe engajada, possui uma média de 24% de taxa de retorno.
Além disso, o descontentamento dos colaboradores custa mais de 59 bilhões de euros por ano para a economia do Reino Unido. Isso equivale ao PIB da Dinamarca, Portugal, Israel e Cingapura.
Colaboradores engajados com o ambiente de trabalho atingem 25% a mais do desempenho dos funcionários descontentes. Aliás, se uma corporação entra para a lista da Fortune das 100 melhores empresas para se trabalhar, possivelmente tenha um retorno de 1.6% sobre os ativos (ROI).
E não podemos falar apenas do dinheiro entrando, temos que avaliar a saída do fluxo de caixa também. Substituir um colaborador, custa entre 125 e 400% do salário anual.
Sendo assim, é possível reduzir custo com recrutamento e seleção, treinamento, produtividade perdida e rotatividade.
Vantagens do endomarketing
Antes de implementar essa estratégia no seu negócio, é imprescindível entender como ela vai atuar na sua empresa. Veja.
1. Colaboradores mais motivados
O endomarketing atua diretamente na motivação dos colaboradores. Isso ocorre porque a empresa permite que o funcionário exponha as insatisfações, ideais e pontos que devem ser melhorados.
Imagine em uma indústria de aluguel de compressor, por exemplo. Como a equipe trabalha a parte de vendas sem a motivação necessária? É quase impossível, não é mesmo?
A motivação dos funcionários aumenta significativamente quando eles percebem que estão inseridos em um ambiente que preza pelo bem-estar e pela satisfação da equipe como um todo.
2. Aumento da produtividade
Assim como a motivação, a produtividade também se torna uma realidade com boas estratégias do endomarketing.
Uma vez que o colaborador sente que é valorizado dentro do seu ambiente de trabalho, ele passa a executar as suas tarefas de forma mais efetiva, aumentando a produtividade e trazendo os melhores resultados para dentro da organização.
3. Diminuição da rotatividade
Pode parecer que não, mas a motivação atua diretamente nesse fator. Quando o colaborador está engajado e satisfeito com o ambiente de trabalho, automaticamente, o índice de rotatividade diminui.
Ao perceber que faz parte de um ambiente de trabalho que preza pelo bem-estar dos colaboradores, poucos demonstram vontade em deixar a organizando – não pensando apenas no salário, mas também no conjunto de outros fatores.
4. Lealdade dos colaboradores
Nessa etapa, o que é colocado em prática é a famosa empatia. Coloque-se no lugar do colaborador: você se sentiria à vontade em uma empresa que não valoriza a equipe e que não se preocupa com as questões do dia a dia?
Provavelmente não, certo? Por isso, esse aspecto impacta significativamente na lealdade do colaborador com o ambiente que atua.
5. Ambiente de trabalho agradável
Quando a empresa foca em atingir a satisfação do colaborador, o fluxo de atividades se encaixa nos processos de forma mais efetiva.
Isso impacta no desenvolvimento da equipe e no aumento dos resultados da organização, pois influencia diretamente na produtividade.
Imagine a seguinte realidade: sua corporação é uma fabricante de domus para telhado. Como o colaborador vai olhar para o processo produtivo de forma cautelosa se a organização não o vê da mesma forma?
6. Qualidade de trabalho
É normal que as atividades diárias causem um pouco de estresse. Infelizmente, alguns colaboradores acabam deixando que essa situação afete a qualidade do seu trabalho.
Por isso, é imprescindível que a organização proporcione um ambiente de trabalho saudável para o colaborador, assim, o estresse diminui consideravelmente e a saúde mental do funcionário é preservada.
Aposte nisso!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o endomarketing e suas vantagens, que tal colocar em prática? Aposte nessa estratégia e compartilhe com a gente qual foi o resultado!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.