O sonho de todo empreendedor é aumentar o número de vendas investindo pouco, não é mesmo? Por mais que pareça loucura, isso pode ser feito com uma única ferramenta: as redes sociais.
Ao decorrer dos anos, as redes sociais assumiram um papel fundamental nos processos de compra e venda. Hoje vivemos a cultura do imediatismo, na qual todas as experiências como seres digitais, devem ser cada vez mais afloradas.
Dessa forma, necessitamos de situações combinadas – navegar pelas plataformas, e-commerces, analisar ofertas do ambiente online e offline, utilizar aplicativos e, principalmente, se identificar com as marcas.
Assim, para alavancar suas vendas, é preciso pensar além: criar presença digital em todos os meios possíveis (e apropriados), acompanhar de perto os hábitos de cliente e aprimorar o relacionamento com o público-alvo.
Por isso, é fundamental se fazer e ser acessível – e a forma mais simples e barata é pelas redes sociais.
E você empreendedor, será que está usando esse meio de forma eficiente? Ficou preocupado? Fique calmo, separamos 7 dicas para aprimorar as suas ações nas redes sociais!
Resumo sobre as redes sociais
Antes de falarmos sobre como otimizar as redes sociais para melhorar a estratégia do seu negócio, é preciso que você saiba um pouco mais sobre elas.
Provavelmente, você conhece brevemente essas mídias, mas é preciso ter uma análise um pouco mais complexa para conseguir definir, depois, quais são as adequadas para o seu empreendimento.
Não é novidade para ninguém que ter perfis nesses canais de comunicação é fundamental. Porém, manter todos esses canais com conteúdos relevantes não é uma tarefa tão fácil.
Por isso, ao pesquisar e seguir, cada uma dessas mídias, procure identificar o seu público-alvo para que você entenda quais são os melhores canais para chegar até eles. O Facebook é mais interessante falar sobre pigmentos para plástico? O Youtube para gravar vídeos diários?
Assim, você conseguirá investir tempo apenas nas redes sociais que trarão sucesso ao seu negócio.
Apesar das constantes atualizações e limitação no envio de conteúdo (apenas 2% dos seus seguidores recebem suas postagens periodicamente), o Facebook é a rede social com mais usuários ativos no mundo.
Por ser utilizado por grande parte das pessoas, ele é uma ótima ferramentas para quem deseja aumentar o número de vendas.
Com o Facebook, você pode divulgar os seus produtos, compartilhar conteúdos, abrir um canal para ouvir o cliente e, ainda, vender os seus materiais.
Existem diversas opções para potencializar as suas vendas e uma delas é o Facebook Ads, a ferramenta única de anúncios do canal.
Para que a estratégia seja eficiente, é importante que você crie uma Fanpage, assim, as campanhas que você criar serão direcionadas a linha do tempo das pessoas que te seguem.
O instagram também é um ótimo potencializador de vendas. Por ser uma rede dinâmica e visual, permite que você interaja com outros usuários em tempo real, já que possibilita que eles visualizem os seus produtos no mesmo momento da postagem.
Infelizmente, assim como o Facebook, o Instagram não permite que o seu conteúdo chegue 100% para o usuário, mas esse ainda é uma rede bem relevante para aumentar as vendas.
O Instagram também desenvolveu sua própria ferramenta de anúncios, o Instagram Ads, que é uma ótima opção para quem deseja aumentar a audiência online.
O Twitter é uma rede social que tem como finalidade a interação do público de forma mais rápida e consistente. Isso porque, nesse canal, você precisa passar a sua mensagem em até 280 caracteres.
Além desses posts mais frequentes, também é possível compartilhar fotos, vídeos e até mesmo links para outros atalhos, o que permite que você divulgue outros websites ou sua página de vendas.
Por exemplo: Com um hiperlink você pode inserir uma ligação, como pergolado de madeira com deck, levando você a outro atalho.
Desenvolvida no início de 2003, o Linkedin tem uma pegada diferente de todas as outras, já que seu objetivo é conectar profissões e não, necessariamente, vender ou criar campanhas de produtos ou serviços.
Mas, por ser um canal onde estão vários especialistas de áreas diferentes, o Linkedin é um ótimo meio de divulgar a sua marca e ser visto como uma autoridade no assunto.
Além disso, o meio permite que você amplie sua rede de contatos, ou seja, que você faça um networking extenso de colegas referência no seu segmento. E você ainda pode investir em anúncios elaborados para essa mídia.
Youtube
O Youtube é uma rede social do Google com mais de 1 bilhão de pessoas cadastradas. Além disso, ele é considerado um dos canais mais importantes, já que muita gente utiliza o Youtube para adquirir informações e buscar conteúdos estratégicos.
Diferentes das redes mencionadas anteriormente, o Youtube foca apenas em vídeos, um formato mais moderno para atrair o consumidor.
Com um canal no Youtube, é possível falar sobre a sua marca, divulgar os seus produtos e, ainda, virar referência no seu nicho de atuação. Isso porque você pode criar vídeos que eduque o seu público-alvo e que ajudem as pessoas a resolverem seus problemas diários.
Além disso, você pode planejar pautas com foco em variedade (apresentação de produtos, tutoriais e palestras, história da empresa e dicas sobre grama sintética decorativa) e por aí vai!
Tudo certo?
Não restam dúvidas que as redes sociais se transformaram em uma grande vitrine de vendas, e a decisão de compra está se tornando cada vez mais descontraída. Por meio delas, é possível aumentar o fluxo da marca, o tráfego orgânico, e principalmente, fidelizar clientes.
Contudo, não há segredo para ter sucesso com as mídias. Os pontos mencionados acima foram apenas alguns passos para você alcançar com maior eficiência o sucesso da sua marca e ganhe atenção ao seu e-commerce.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.