Ganhar destaque no mercado online é um dos maiores desafios enfrentados pelos negócios da área. Isso porque aumentar o número de conversão, de vendas e o tráfego no site não é uma tarefa nada fácil.
De acordo com uma pesquisa da E-commerce Trends 2017, as principais dificuldades apontadas pelos profissionais de e-commerces foram a taxa de conversão (68,9%), o volume de vendas (68,6%) e o fluxo do site (46,3%).
Para solucionar esses conflitos é preciso que uma boa estratégia de divulgação seja colocada em prática no seu negócio.
Ficou curioso para saber como destacar o seu e-commerce com divulgação? Continue esse post pois separamos algumas dicas bem bacanas para você!
Por que divulgar o seu e-commerce?
De nada adianta criar o seu e-commerce, escolher a melhor plataforma, planejar as formas de pagamento de cobrança e oferecer um ótimo atendimento se você não fizer divulgação do seu negócio.
A divulgação é uma das estratégias mais importantes que impacta diretamente nas vendas do seu e-commerce.
Ela é a responsável por atrair usuários para o seu website, despertar interesse de compra nos consumidores, além de levar o cliente para a fidelização.
Porém, para que ela tenha sucesso, é importante analisar cada pontos dos canais escolhidos para sua divulgação. Além disso, traçar um perfil de cliente é fundamental para a promoção da sua loja virtual.
Nos canais tradicionais, por exemplo, você divulga o seu produto mas ele não atinge o seu público-alvo, pois não é segmentado. Já nos meios de divulgação online, você consegue traçar um perfil de consumidor, como um específico que busca por domus para telhado e, assim, chegar até ele.
Como divulgar de forma eficiente
Diferente marketing tradicional, mais conhecido como Outbound Marketing, que ‘’empurra’’ o produto ou serviço para o consumidor, o Inbound Marketing se baseia na criação de conteúdos voltados a um público específico, com a finalidade de conquistar o interesse e educar o cliente.
Em outras palavras, o Inbound foca em práticas que buscam atrair o interesse das pessoas e, depois, torna-lás clientes. Dessa forma, diferente do marketing tradicional, não existe uma interrupção indesejada ao abordar o cliente.
Um erro muito comum dos e-commerces que usam o Inbound Marketing é focar a promoção apenas em conteúdos específicos e esquecer da promoção de conteúdos que se relacionam a esses produtos.
A produção de conteúdo deve abranger o seu produto em potencial, pois informa o consumidor e aumenta o interesse dele. Com isso, as chances de alguém encontrar seu produto ou serviço se tornam maiores.
Inclusive, muitas lojas virtuais na hora de escolher as palavras-chave que vão usar buscam por aquelas que descrevem o produto a venda.
Por exemplo, escolher termos ‘’aluguel de compressor para restaurante’’ ou termos ainda mais técnicos limitam as chances da sua loja ser encontrada.
Já a busca por palavras mais genéricas referentes a hábitos ou comportamentos alcançam mais pessoas. Dessa forma, você consegue divulgar os produtos do seu e-commerce.
Certamente quem busca por uma palavra-chave mais específica tem mais chances de de querer esse produto e, simultaneamente, comprá-lo.
Por isso, a melhor opção é investir nos dois termos para aumentar o tráfego de pessoas no seu site.
Onde divulgar?
Existem várias ferramentas do Marketing digital que podem contribuir com a divulgação da sua loja online. Para isso, listamos os 4 principais canais de divulgação. Ficou curioso? Acompanhe!
1. Redes sociais
Já parou para pensar na quantidade de pessoas conectadas na internet o tempo todo? Para se ter uma ideia, 70% da população brasileira utilizam a internet, segundo pesquisa da TIC Domicílios.
Certamente, mais da metade dessas pessoas usam as redes sociais. O Facebook é a maior rede atualmente, com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo e 127 milhões só no Brasil.
Outra rede que vem conquistando muito espaço, o Instagram serve como ferramenta para diversas empresas engajarem a sua marca, mesmo com um número mais baixo que o Facebook.
A versão comercial do Instagram, o Instagram for Business despertou interesse para as empresas divulgarem os seus produtos e fortalecem a sua marca por meio de anúncios. São 20 milhões de perfis com 2,5 milhões de assinantes, beneficiados, segundo o Instagram, por cerca de 85% dos usuários seguindo pelo menos uma marca.
Devido a essa popularidade, as empresas começaram a enxergar as redes sociais como meio de divulgação das suas marcas. Consegue imaginar como isso é feito?
Não há nenhum segredo para gerar promoções nas redes sociais. Na verdade, é bem simples: Tudo por meio de conteúdo relevante para o público, em vários formatos, como texto, vídeo, podcast e etc.
2. E-mail marketing
Em um passado não tão distante, o e-mail marketing era muito relacionado ao SPAM e, por isso, as pessoas não utilizavam essa ferramenta.
O e-mail marketing ou publicidade por meio eletrônico é a utilização do e-mail como ferramenta para enviar a mesma mensagem a milhares de pessoas e, com um custo muito baixo.
Em outras palavras, se baseia no disparo de e-mails para um determinado grupo de pessoas, seja ele elaborado por uma base de contatos ou leads gerados por outras estratégias.
Graças a automação digital, ele se tornou um meio para enviar uma mensagem para a pessoa certa e no momento certo.
Além disso, é possível conseguir um grande alcance com esses disparos de e-mails, além de ser uma ferramenta mais precisa e segmentada.
3. Blog
Você acompanhou a fase em que os blogs eram utilizados mais como ‘’diários’’? Pois é. Hoje isso mudou e ele se tornou uma ferramenta para aproximação de clientes.
O foco é criar conteúdo relevante para o público e, com isso, melhorar o alcance da sua página nos buscadores, moldando, engajando e educando o seu alvo conforme a marca.
As publicações devem ser feita com a finalidade de informar, falando menos sobre a empresa e mais sobre o mercado que os rodeia.
Por exemplo: lençol de borracha. Em vez de abordar apenas sobre o produto, que tal contar sobre a sua história e como utilizá-lo?
O grande benefício do blog é que você pode trabalhar com a diversidade de conteúdo, adequando-se a necessidade, respeitando o processo de jornada de compra e conhecimento.
Invista nisso!
O ideal é identificar o seu objetivo é investigar o seu público-alvo para determinar quais são os melhores canais de divulgação para a necessidade do seu negócio.
Gostou de saber um pouco mais sobre essas ferramentas? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.