Muitos empreendedores, gestores e profissionais de marketing sonham em ter seus negócios prosperando, com uma cartela de clientes e com muita visibilidade na internet.
No entanto, para alcançar esse patamar, não basta apenas ter qualidade nos produtos e serviços oferecidos. Para se tornar mais reconhecido, é muito importante ter diversas estratégias diversificadas e eficientes.
Entre as estratégias, o que vem trazendo sucesso para a maioria das empresas é ter um site visível ao público.
Especialmente se você trabalha com e-commerce, incrementar estratégias para fomentar o crescimento e visibilidade da sua plataforma é o passo inicial para obter mais notoriedade por parte do público.
Porém, criar as estratégias também é um dos passos mais complexos. Muitos gestores possuem dificuldades em saber qual estratégia utilizar para se destacar diante da concorrência.
E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te mostrar como é possível trazer mais tráfego para seu site e alcançar mais clientes. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue conosco nesse post! Vamos lá?
O que é tráfego?
De forma básica, o tráfego se trata da quantidade de usuários da internet que frequentam o seu site durante um determinado período.
Em outras palavras, o tráfego é a circulação das pessoas visitantes em seu site. Normalmente, quanto maior o tráfego, mais chances sua empresa tem de se tornar reconhecida e até mesmo fechar uma venda.
Em contrapartida, um site sem tráfego não possui um bom posicionamento nos sites de busca, nem pode aumentar suas vendas ou ser mais reconhecido.
Atualmente, existem 6 formas diferentes de medir o tráfego da sua página na internet. Veja abaixo quais são eles:
- Tráfego orgânico: diz respeito aos usuários que entraram em seu site por meio dos sites de busca ou por espontaneidade, ou seja, sem a empresa utilizar algum investimento monetário.
- Tráfego pago: ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago utiliza investimentos e estratégias diferenciadas para alcançar e atrair mais clientes para a plataforma.
- Tráfego de referência: significa a quantidade de pessoas que entraram no site por meio de outra página. Isso acontece normalmente durante a estratégia de Link Building, por exemplo.
- Tráfego direto: aqui, o usuário digita diretamente o nome do site no URL do seu navegador. Esse costuma ser o tipo de tráfego mais bem visto, pois significa que o usuário se interessa ou busca alguma informação diretamente em sua plataforma.
- Tráfego social: nessa situação, o usuário achou sua página na web por meio das redes sociais.
- Tráfego de e-mail marketing: por fim, neste tipo de tráfego, o usuário localizou a página por um e-mail disparado pela empresa.
Dicas para aumentar o tráfego do seu site
Agora que já entendemos sobre o que se trata o tráfego web, vamos ver abaixo algumas estratégias eficientes para você ter mais usuários em sua plataforma e maximizar suas vendas, por isso, continue nos acompanhando!
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo se trata da criação de um conteúdo altamente relevante, direcionado a um determinado público-alvo. Essa estratégia tem por objetivo atrair, se relacionar e converter leads (potenciais clientes) em consumidores fidelizados.
Imagine, por exemplo, que você fornece grama sintética decorativa. Escrevendo sobre assuntos relevantes e relacionados ao produto, as pessoas que estiverem interessadas podem entrar na sua plataforma, ler seu conteúdo e já fechar uma compra com sua empresa!
SEO
O SEO se baseia em estratégias aplicadas a estrutura de um conteúdo ou um site, com o objetivo de torná-lo mais reconhecido e posicionado nos sites de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo.
Dentro desta estratégia, existe o SEO on page e o SEO off-page. Por sua vez, o SEO on page são os métodos utilizados dentro da sua própria plataforma. Já o SEO off-page utiliza fatores externos, como outros sites, para criar tornar seu site mais reconhecido e posicionado.
Imagine que você fornece serviços de alpinismo industrial, por exemplo. Para realizar estratégias de SEO, você pode otimizar seus próprios conteúdos, como fechar parcerias com outros sites e trocar links e conteúdos para alcançar clientes de outras plataformas!
Campanhas de anúncios
As campanhas de anúncios são outro grupo de estratégias que promovem o alcance de clientes e a geração de mais tráfego para sua plataforma.
Ele funciona da seguinte forma: você anuncia um conteúdo ou seu próprio site na plataforma de busca do Google ou em sites parceiros, de acordo com uma palavra-chave em específico.
Se você trabalha com oxigênio medicinal, por exemplo, e quer anunciar sua homepage (página principal), você pode divulgá-la por meio da palavra-chave “oxigênio medicinal”.
Nesse caso, os internautas que digitarem essa palavra-chave no site de busca do Google podem encontrar seu site nas primeiras posições da página.
E o melhor de tudo: o custo dessa ferramenta é totalmente flexível! Isso mesmo, você escolhe quanto decidirá investir para anunciar suas páginas.
Isso apenas dependerá dos seus objetivos e do seu valor de orçamento para a ferramenta. Normalmente, quanto maior for o investimento, mais posicionado será o seu anúncio!
Redes sociais
Se você pretende gerar mais tráfego para seu site, também é essencial estar presente em alguma das redes sociais.
Por sua vez, elas são plataformas em que os usuários compartilham informações, se relacionam entre si, fecham novos negócios e fazem amizades.
Porém, para as empresas, as redes sociais são ambientes perfeitos para se aproximar dos leads e clientes de uma maneira mais informal.
Além disso, você também consegue atrair novos usuários para sua página na internet por meio das redes sociais.
Atualmente, as plataformas sociais mais utilizadas pelas empresas são o Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e LinkedIn.
Você também pode criar estratégias, como o marketing de conteúdo nas redes sociais, com o intuito de atrair ainda mais leads.
Dessa maneira, você pode tornar seu negócio mais conhecido, alavancar suas vendas e se desenvolver no mercado de forma sustentável.
Agora que você já sabe como é possível gerar mais tráfego em sua página na internet, o que está esperando para aplicar essas dicas em sua empresa?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.