Literalmente, todo o mundo já sabe que é essencial contar com as estratégias de marketing digital, e se a empresa quiser alcançar novos clientes, ser mais visível, ganhar posicionamento e se destacar no geral.
No entanto, muitas empresas que aplicam o marketing digital esquecem de um detalhe importante: Investir em seu próprio site.
Afinal de contas, o site é uma das únicas plataformas existentes na internet que pode ser chamada de “seu”. Por exemplo:
As mídias são domínios criados e gerenciados por outras pessoas. Dessa forma, se algum erro acontecer nos sistemas dessas empresas, seu negócio pode chegar a sofrer sérios prejuízos.
Já os sites são considerados como seu domínio. Logo, você e os outros gerenciadores da plataforma serão os responsáveis por gerar tráfego e atrair a atenção dos leads (potenciais clientes).
E já que os sites são essenciais, nesse post vamos falar em como você pode gerar mais tráfego para seu site e como funcionam as estratégias para esse processo. Está pronto? Então vamos lá!
Conheça os tipos de tráfegos
Para começarmos esse post, é importante explicarmos primeiro qual a diferença entre os tipos de tráfego. Dentro do marketing digital existem dois tipos de tráfego: o orgânico e o pago. Vamos ver mais sobre eles abaixo:
Tráfego orgânico
O primeiro deles é o tráfego orgânico. Por sua vez, ele se baseia em toda quantidade de pessoas que chegam até a sua página de forma orgânica, ou seja, sem a aplicação de investimentos para atrair esses determinados públicos.
Essas pessoas que surgem em sua página normalmente estão procurando algum assunto relacionados ao seu site por meio das páginas de busca, como o Google, por exemplo.
Mas mesmo para o tráfego orgânico, é importante também pensar em estratégias para alavancar a atração de dos leads.
Você pode começar pela definição de palavras-chave, já que esse tipo de tráfego depende muito delas.
Além disso, você também pode apostar na criação de conteúdo. Com materiais relevantes e de qualidade, sua empresa pode passar conhecimento para ajudar o público, sanar dúvidas, entre outros!
Outra estratégia para gerar tráfego orgânico é o SEO. Também conhecido como “otimização para motores de busca”, o SEO se baseia em estratégias aplicadas a estrutura de um site ou conteúdo, com o intuito de melhorar seu posicionamento nos sites de busca.
Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa que faz a distribuição bomba centrífuga. Essa ferramenta tem uma função específica, mas seu consumidor pode não saber do que se trata.
Por meio da criação de conteúdo, você pode mostrar é a usabilidade do equipamento. Assim, se torna mais fácil de atraí-lo e conquistá-lo.
E isso é essencial para que o tráfego orgânico possa ser eficiente e eficaz, e trazer os melhores resultados que sua empresa tanto deseja!
Tráfego pago.
O tráfego pago, como o próprio nome já diz, se baseia em estratégias de tráfego onde o dono do site investe um valor específico.
Normalmente, as estratégias do tráfego pago são levadas em formato de anúncios. Especialmente nos mecanismos de busca do Google, os anúncios são extremamente comuns.
Você provavelmente já deve ter visto que os sites nas primeiras posições do Google, na maioria das vezes, estão com o enunciado “anúncio”, pois se trata de investimentos para gerar um tráfego manual.
Além disso, existem algumas ferramentas que você pode usar para gerar tráfego, como o Google Adwords, por exemplo.
Se você escolher anunciar a palavra estação de tratamento de água, por exemplo, quando um navegante for pesquisar pela mesma palavra-chave, quanto maior for o seu investimento, mais alto sua posição vai estar entre os anúncios.
Também é comum que as palavras que são menos buscadas tenham um menor custo e sejam mais fáceis de serem posicionadas, como a palavra “disco abrasivo”, por exemplo.
Com a mídia paga, é necessário ter os objetivos de sempre alinhados. Se você quer mais tráfego para o seu site, mais vendas, mais leads ou mais clientes fiéis.
O que acha de investir em uma dessas duas estratégias para gerar mais tráfego para seu site? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais